Prefeitura decide limpar o leito do Carahá

 

Desassoriamento.jpg

O prefeito interino Toni Duarte reuniu um grupo de secretários, essa manhã (15), para discutir soluções para o problema de alagamentos. Neste fim de semana, segundo o secretário-executivo da Defesa Civil municipal, Adilson Panek, o acúmulo foi de 75 milímetros em 24 horas. 

 

Decidiram que: sábado (20) saerá feita uma força-tarefa emergencial para amenizar a ocorrência de inundações em trechos adjacentes ao rio Carahá, em pontos críticos de extravasamento pluvial, com o desassoreamento e retirada de lixo.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha), o primeiro trecho da avenida Belizário Ramos (Carahá) a receber a equipe será o da ponte entre as ruas Caetano Vieira da Costa Júnior e Anastácio da Silva Mota.

 

Prefeita ainda aguarda recursos

 

O município aguarda a resposta depois de ter elaborado e enviado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil para o aporte de recursos para o desassoreamento do Carahá e outros rios problemáticos na cidade. Foram reivindicadas 750 horas/máquina. “Não podemos ficar de braços cruzados aguardando o retorno, temos de nos mobilizar enquanto o aporte está em análise. Por isso iremos agir”, garante Toni.

 

Alguns pontos críticos

 

1. A galeria na rodovia BR-282, próximo à empresa Ouro Preto Caminhões, tem problema de assoreamento, o que deverá ser discutido em breve junto ao Dnit.

 

2. Outra reivindicação diz respeito à bacia hidrográfica no bairro São Miguel, na rua Bernardo Küster, que desemboca na Manoel Antunes Pessoa, principal via do bairro Penha, sentido empresas Zanoello – Idaza.

 

3.A rua Catulo da Paixão Cearense, no São Miguel, também foi alvo da discussão, onde se pretende realizar trabalhos de drenagem, e o estrangulamento pluvial concentrado nos bairros São Sebastião e São Vicente, devido ao rio Passo Fundo, é outro ponto de análise.

Foto: Nilton Wolff

 

Deixe um comentário