Agora quem quer fazer um esclarecimento sou eu!

 

Nas últimas décadas, como o avanço da informática, mudou muito a forma das pessoas se comunicarem e também a maneira com que nos chegam às informações. Os profissionais da comunicação têm hoje outras formas de exercerem sua profissão que não seja unicamente nos veículos tradicionais: rádio, jornal, televisão e revista. Os blogs são muito utilizados por jornalistas do mundo inteiro. E não estou falando aqui dos blogs mantidos por profissionais de outras áreas que encontram neles uma maneira de complementar o atendimento a seus clientes ou, simplesmente, por hobby.

 

Os blogs funcionam tal qual uma empresa. Paga impostos, faz contabilidade e atendem as normas, legislação e responsabilidades, igualzinho a qualquer outra empresa de comunicação, sejam jornais, revistas ou emissoras de rádio ou televisão.

 

Portanto de tem um custo para ser produzido, uma vez que precisa de equipamentos modernos – máquina fotográfica, smartphone, internet, telefone fixo e toda essa parafernália disponível hoje nessa área -, tem custo de luz, combustível, ….., pagar domínio, serviço de manutenção….etc…

 

Obviamente que o jornalista mantém o blog e sobrevive dos anúncios e patrocínios obtidos, assim como qualquer veículo de comunicação. Seja cedendo um espaço para publicidade, veiculando banner, ou na cobertura de evento, exatamente como qualquer outro veículo de comunicação.

 

Acho necessário esclarecer isso, por que há pessoas que não sabem como funciona essa atividade e sai por ai falando besteiras.

 

Obviamente que as pessoas ou instituições que anunciam nos veículos de comunicação tem a disponibilidade do espaço, mas não interferem no conteúdo das informações. O mesmo ocorre com os blogs. Acha, por exemplo, que uma empresa que anuncia em uma rádio pode interferir no conteúdo da informação por ela levada ao ar? Claro que não!  Assim também, se fosse permitido interferir no conteúdo, o blog perderia seu sentido. A livre expressão é um princípio jornalístico que os blogueiros fazem questão de manter, pois sabem que é isso que os diferencia dos demais e mantém seus seguidores.

 

Temos de sobreviver, é certo, mas isso não significa que para isso tenhamos que nos vender. Podem estar certos disso!

 

Um abraço

Olivete Salmória

Deixe um comentário