O vereador Aldori de Freitas (MDB), o Freitinhas, flagrou máquinas da Prefeitura de Lages operando dentro de uma propriedade privada na última quinta-feira (12/02). O episódio levanta questionamentos sobre a legalidade do uso de recursos públicos em benefício particular e a ausência de formalização administrativa.
Foram identificados dois caminhões-caçamba e uma retroescavadeira em atividade. A ordem teria partido do secretário do Meio Ambiente. O objetivo seria a extração de cascalho para a pista de skate do Ginásio Jones Minosso. Não foi apresentado nenhum ato formal autorizando o uso das máquinas em terreno privado, nem um termo de doação do material à municipalidade.
Embora o secretário tenha afirmado por telefone que o material foi doado, a legislação exige que qualquer intervenção pública em área privada tenha justificativa de interesse público e registro prévio. Até o momento, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Este é o terceiro episódio do gênero registrado recentemente em Lages:
-
2025: Máquinas da Secretaria de Obras flagradas pavimentando um sítio particular (caso arquivado pelo MPSC).
-
Caso Itajuí: Maquinário rastreado via satélite operou por uma semana dentro de um clube de recreação, resultando em inquérito civil e multa para a empresa.

É sério que a denúncia é o uso de maquinário público para extrair cascalho de um terreno privado, cujo proprietário DOOU para ser usado numa pista de Skate PÚBLICA? Tomara que tenhamos mais “ilegalidades” como essas…
Por que será ? Que foi Arquivado o caso no sítio Particular bora reabrir este caso novamente! Alguma coisa tem de errado
TUDO NORMAL, APENAS UM VEREADOR FRACO QUERENDO MOSTRAR SERVIÇO.
Meu pai tinha um provérbio na ponta da língua, onde há fumaça a fogo, e o que mais se vê é fumaça, aliás muita fumaça, quando acharem o fogo , tem outra máxima o fogo QUEIMA.
A pista de skate é do secretário? Não. Ou é do município? Sim. O cascalho foi doado para o município ou o município extraiu para que o particular pudesse vender ? Doado para o município. O dono do cascalho que fez doação , ainda vai se incomodar , pois quem quer o nome circulando na city e ter que dar explicação. Só em Lages mesmo ! Que papelão é esse vereador ?!