
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou, recentemente, uma vistoria em três trechos da avenida Santa Catarina, no bairro Santa Clara, perto da rótula de acesso aos bairros Santa Catarina, Araucária, Santa Helena, Santa Clara e Bela Vista. O objetivo foi avaliar a situação das árvores plantadas ao lado da via e verificar se poderiam oferecer risco para quem passa ou trafega pelo local.
Durante a inspeção, os técnicos identificaram uma área com diversas árvores do tipo pinus, que se estende por cerca de 320 metros. O terreno é amplamente inclinado e o solo é coberto principalmente por folhas, galhos e restos de vegetação. Além disto, boa parte desta área tem pouca profundidade de solo, ficando com as raízes apoiadas sobre rochas, o que compromete a firmeza das árvores.
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), o local é formado por rochas frágeis, que se soltam com facilidade. Ele explica que as raízes dos pinus crescem entre as rachaduras destas pedras, empurrando-as e aumentando ainda mais a instabilidade. “O laudo técnico aponta que algumas árvores já apresentam problemas estruturais e de saúde. Com o terreno inclinado e o solo pouco firme, há risco real de que elas tombem sobre a pista”, afirma.
Nossa!
Merece ir pro fantástico..
No centro, existe árvores que vai causar tragédia..
Isso eles não encheram..
Na rua 7 de setembro, bem no cruzamento com a marechal floriano, ao lado do posto de gasolina, tem um pinheiro com GD potencial de risco e queda, poderiam observar! Essa situação de grande risco!!!
E quando vão arrumar o trevo dessa avenida? Nos entroncamentos, dos bairros, da região sul e Santa Helena? é um verdadeiro caos nos horários de pico, ninguém entende nada, nem motoristas, nem pedestres, todos correm risco.
E alguns meses atrás teve um tal “deputado” da serra, que estava lá gravando vídeo para o tiktok, para dizer que estava tomando as providencias, para descomplicar o transito. Entra prefeita, saí prefeito, termina o mandato dos deputados, e ninguém resolve o problema…. enfim, Lages sendo Lages.