
A Fundação Cultural de Lages (FCL) recebeu a arqueóloga Mirian Carbonera para apresentar o livro que nasce da pesquisa realizada por ela e pelo arqueólogo argentino Daniel Loponte sobre o patrimônio dos povos originários do Planalto Serrano e do Vale do Rio Uruguai. A obra reúne os monumentos pré-coloniais e o acervo arqueológico que testemunha a presença de grupos humanos há mais de 11 mil anos. O lançamento do livro está previsto para o início de 2026, com distribuição gratuita para instituições de ensino, museus, bibliotecas e centros de pesquisa.
O trabalho se baseia no levantamento realizado em 2019 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/ Superintendência de Santa Catarina), que visitou mais de 40 municípios e registrou mais de 500 sítios arqueológicos.
A publicação reúne esses achados, destacando estruturas arquitetônicas, manifestações artísticas e vestígios físicos deixados pelos povos originários, ao mesmo tempo em que alerta para os riscos enfrentados pelo patrimônio diante das mudanças na paisagem e dos empreendimentos modernos.
Boa medida !