
Na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, a Associação Empresarial de Lages sediou mais uma reunião técnica promovida pelo Ministério Público Federal. O encontro reuniu representantes federais, municipais e lideranças locais para discutir uma das pautas mais importantes para a segurança e mobilidade da Serra Catarinense, a elaboração dos projetos básicos de engenharia da BR 282.
O encontro foi conduzido pelo Procurador da República, Nazareno Jorgealém Wolff, que destacou a relevância do tema e a necessidade de soluções conjuntas para problemas que há anos impactam a trafegabilidade e a segurança da região. A partir de um diagnóstico preliminar apresentado pelo DNIT e pela empresa Engeplus, responsável pelos estudos contratados, foram debatidas alternativas para melhorar a fluidez do tráfego, reduzir riscos e preparar a rodovia para o crescimento projetado da região.
Entre os pontos centrais, destacou-se a proposta inicial de um trevo completo na interseção entre a BR-282 e a BR-116, solução considerada a mais adequada para um dos trechos mais críticos da malha viária. O projeto, no entanto, exigiria ampliação da faixa de domínio e novas desapropriações. Também entrou em discussão a possibilidade de uma rotatória alongada em frente à Cervejaria Eiswasser, como alternativa para melhorar o acesso às empresas e bairros próximos.