Risco de mortes por atrasos na regulação de UTIs

Não consegue ver este email? Clique aqui!

O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) vai protocolar um requerimento na Assembleia Legislativa (Alesc) para convocar o secretário de Estado da Saúde a prestar esclarecimentos sobre a situação da regulação das UTIs em Santa Catarina.

A iniciativa ocorre após a divulgação de um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta falhas graves na regulação dos leitos, aumentando o risco de morte de pacientes internados na rede pública. “Significa que tem gente esperando vaga sem que ninguém seja autorizado a decidir”, alertou o parlamentar.

Segundo o TCE, problemas como falhas em escalas de plantão, controle de ponto, sobreaviso e ausência de médicos reguladores afetam diretamente a saúde dos usuários. Fabiano enfatiza que a situação ultrapassa qualquer debate burocrático ou político: “É gente morrendo porque o Estado não regula os leitos no tempo certo.”

O órgão público revelou que 33% ou um terço dos pedidos de internação em UTI foram autorizados somente após o período crítico de seis horas, aumentando significativamente o risco de morte.

1 comentário em “Risco de mortes por atrasos na regulação de UTIs”

Deixe um comentário