Deputada está acompanhando o julgamento sobre o piso nacional do magistério

Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) esteve no Supremo Tribunal Federal na última semana para tratar do julgamento sobre o piso nacional do magistério. O tema está na pauta da Corte e deve ter análise iniciada a partir de 12 de dezembro, segundo calendário divulgado pelo STF. 

O processo envolve o entendimento do piso como base de vencimentos e não apenas como referência remuneratória. Caso prevaleça a posição defendida por entidades do setor, o piso nacional deverá ser considerado como salário inicial nas carreiras docentes, com impacto sobre progressões e demais vantagens.

Em Santa Catarina, há margem para reajustes. O governador Jorginho Mello prometeu usar 100% do Fundeb na folha em 2024, mas até agora não cumpriu. Além desses recursos, há também sobra no caixa do governo do Estado de mais de R$ 10 bilhões. Ao mesmo tempo, a folha estadual gira em torno dos 40%, bem abaixo da média dos demais estados.

2 comentários em “Deputada está acompanhando o julgamento sobre o piso nacional do magistério”

  1. Hj há Cursos ministrados nas maioria das Escolas do Estado, hj em dia, como Administração, Contabilidade, etc, junto ao Ensino Médio . Fica difícil motivar profissionais com formação em outras áreas como Computação, Marketing, Gestão, etc, que são matérias daqueles cursos , s dar aulas no estado, devido aos baixos salários. As Universidades pagam melhor, e o dinheiro da Educação estadual está indo para as particulares, um paradoxo. Como o ministério público ainda não interveio. A competência por lei com a educação a nível de ensino medio é do estado e não a de nível superior, segundo a constituição. Vemos profissionais desmotivados na área técnica, no litoral já alguns municípios c/ apagão de professores conforme notícia do jornal aqui de Lages escrito pela Olivete. Esperamos que ano que vem tudo mude ou nos mudaremos pelo voto!

    Responder

Deixe um comentário