O Fórum Catarinense de Proteção e Bem-Estar Animal realizou uma audiência pública que reúne mais de 200 participantes, entre protetores, ativistas e representantes do poder público e da sociedade civil engajados na defesa dos animais.
O Fórum tem como principal legado a criação do maior programa estadual de castração de cães e gatos — o Pet Levado a Sério —, elaborado em 2023, durante a primeira edição do evento. A informação foi destacada pelo presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Alesc, deputado Marcius Machado (PL), organizador do encontro.
Segundo o parlamentar, 97% dos municípios catarinenses com até 100 mil habitantes aderiram ao programa. “Apenas oito municípios ainda não participaram. Para 2026, o orçamento estadual já prevê R$ 14 milhões para o Pet Levado a Sério”, informou.
Marcius Machado destacou que o momento é de união de pautas e de avanço nas políticas de proteção animal em Santa Catarina. “Os animais são a maior medicina de cura da alma”, afirmou o deputado, que considera a causa uma missão pessoal.