Conversações com a concessionário da BR 116 está evoluindo

 

Autopista Sul e municípios
 
discutem melhorias
 
 
Prefeitos e representantes dos municípios lindeiros da BR­116, rodovia sob concessão da Autopista Planalto Sul participaram hoje, de reunião em Mafra com a equipe técnica da concessionária e o diretor superintendente Antônio Cesar Ribas Sass. A reunião evoluiu para questões pontuais na relação da concessionária com os municípios.
 
 
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Fotos: Oneris Lopes
 
O presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti lembrou que: “Esta rodovia não corta apenas quatro municípios, mas atravessa a região e, portanto todas as tratativas são de interesse da Serra Catarinense”.
 
A pauta da reunião contemplava inicialmente assuntos como pontos de acidentes e medidas para redução efetiva; programas e campanhas de responsabilidade social da concessionária em prol das comunidades lindeiras e da redução de acidentes; segurança dos usuários; excesso de peso e obras rodoviárias de interesse.
 
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Mas acabou focando para obras estruturantes como implantação de vias paralelas vicinais, melhorias estruturais e implantações de trevos, obras estruturais de drenagem pluvial em faixas do 
perímetro urbano, no entorno da rodovia, construção de acessos para trânsito pesado e leve e dentre outros, revitalização de marginais.
 
Ficou agendado novo encontro dia 5 de maio na sede da Autopista Planalto Sul, em Rio Negro para dar continuidade as ações de melhorias no processo de concessão.
 
A Autopista Planalto Sul, tem extensão de 412 quilômetros e contrato de 25 anos de duração. A assinatura do contrato foi em fevereiro de 2008 e a cobrança de pedágio iniciou em 19 de 
dezembro daquele ano, com fim do contrato prevista para 15 de fevereiro de 2033.  O investimento previsto durante a vigência do contrato deverá ser de R$ 1,9 bilhão.
 
 
Após os primeiros seis meses de trabalhos iniciais, começou a fase de obras e implantações previstas no contrato. 
 
Na lista de benfeitorias constam:
 
• Implantação de 48,3 km de faixas adicionais
 
• Implantação de 10,2 km de vias laterais
 
• Implantação de 6 trevos em desnível
 
• Implantação de 3 passagens em desnível
 
• Implantação de 7 passarelas
 
• Implantação de 9 Bases de Serviços Operacionais
 
• Reforma de 4 postos da Polícia Rodoviária Federal
 
• Reforma de 2 postos fixos de pesagem
 
• Implantação de 3 estações meteorológicas
 
• Implantação de 1 par de call box (telefones de emergência) a cada 2 km (total de 414 unidades)
 
• Duplicação de 25,4 km no trecho urbano da rodovia, entre Curitiba e Mandirituba.

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