Relatório dos exames de DNA é
apresentado ao TJ
Ontem foi apresentado o relatório dos exames de DNA realizados em Lages, no ano passado, cuja logística é feita pelo Instituto Paternidade Responsável, ao Tribunal de Justiça.
Essa foi uma devolutiva do Programa DNA em audiência e teve a participação do juiz Paulo Toniazzo. “Esse programa é sem dúvida um dos mais importantes de efetivação da justiça na resolução dos conflitos”, comentou.
Um total de 1500 exames são realizados todos os anos pelo Laboratório em Lages. O tempo para emissão do laudo de testes de paternidade leva em média 61 dias. Menor do que o previsto no Convênio firmado que ficou estipulado em 180 dias.
O Instituto Paternidade recolhe os exames vindos das Comarcas do Estado e encaminha para o Laboratório de Análises Genéticas da UDESC – único laboratório público de DNA do Estado. Da mesma forma, faz o caminho inverso e devolve os envelopes com os resultados à Secretária do Fórum de Lages que redistribui às Comarcas.
“Em 2013 atingimos os 10 mil exames analisados é o resultado da parceria firmada em 2007,” disse a presidente do Paternidade Rosane Wiggers.