
A avenida Manoel Antunes Pessoa, que divide os bairros Penha e São Miguel, está passando por uma situação curiosa. Reparos emergenciais estão sendo executados, mesmo com a via tendo sido recentemente asfaltada. A obra ainda está na garantia e vinha sendo monitorada pela atual gestão.
Após detectar a má qualidade do pavimento e diversos trechos deteriorados, a Secretaria de Obras e Infraestrutura classificou a situação do local e cobrou melhorias no projeto, que foi finalizado há pouco mais de um ano. Os serviços foram executados por empresa terceirizada, através de processo licitatório e, neste caso, cabe a ela refazer as etapas cabíveis.
Quanto aos recursos financeiros, o montante relacionado às correções também sairá do caixa da empresa responsável, que deverá arcar com os gastos extras. “É justo e necessário que estes ajustes sejam feitos. Com esta decisão, esperamos elevar o nível das obras públicas em Lages. Nosso compromisso é com a aplicação correta e a destinação eficiente dos recursos públicos, além da qualidade que a população merece”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.
Para corrigir os problemas, a empresa está realizando a chamada fresagem, que consiste na raspagem, com maquinário próprio, dos pontos em que há maior desgaste e de onde se retira a espessura indicada do asfalto existente na pista. Logo após, será feita a reconstrução da nova base asfáltica e o recapeamento total nos trechos identificados.
As atividades vêm sendo acompanhadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. Enquanto o tráfego de veículos, que costuma ser intenso na região, está sendo redirecionado por agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran). “É uma situação que na engenharia chamamos de ‘vício de construção’. Identificamos diversas patologias e tivemos o aval da prefeita Carmen Zanotto para regularizar a situação, decisão fundamental para monitorar e revisar as obras públicas recentemente entregues em Lages”, avalia o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Assim como esta obra, outros contratos firmados em processos licitatórios (embora já finalizados), também dentro do prazo de garantia, vem sendo avaliados por equipes técnicas do Município e podem vir a ter reparos solicitados pela Prefeitura de Lages.
Só vi isso quando Paulo Duarte foi prefeito. Ele mandou refazer o asfalto, se não estou enganada, do acesso sul.
Gestão séria é assim que funciona, prefeita mostrando como se faz uma gestão séria e de qualidade.
ISTO DEVERIA ACONTECER POR TODOS OS LUGARES ONDE OBRAS DE INFRAESTRUTURA FORAM FEITAS. BASTA PERCORRER A CIDADE PARA VERIFICAR QUE FOI FEITO SOMENTE SERVIÇO DE PORCO. TENHO AQUI VARIOS EXEMPLOS PARA CITAR. AV. PAPA JOÃO XXIII OBRA EXECUTADA PELA PREFEITURA, RUA JOAO CLAUDIO FARINHAS NO CAROBA, HELIODORO MUNIZ ENFRENTE A ANTIGA SOFIA. RUA JOAQUIM JOSÉ LOPES ALI NO GUARUJÁ QUE NEM INAUGURADA FOI E JA ESTA PRECISANDO DE REPAROS POIS FOI SOMENTE PASSADO A NIVELADORA E LARGADO O ASFALTO. E TANTAS OUTRAS.
ISTO DEVERIA SER MELHOR FISCALIZADO PELO PODER PUBLICO. MAS A PRINCÍPIO NAO ESTÃO NEM AI. ESTA CITADA ACIMA SO REPARARAM PELO GRANDE MOVIMENTO.
MAS BASTA A SECRETÁRIA DE OBRAS NA FIGURA DO SECRETÁRIO PERCORRER A CIDADE E VERA QUE A MUITO TRABALHO MAL EXECUTADO E DE UMA QUALIDADE PÉSSIMA. SE NAO ME FALIA A MEMÓRIA ESTAS OBRAS TEM EM CONTRATO UMA GARANTIA DE 05 ANOS PELA EMPRESA QUE GANHA A LICITAÇÃO.
FICA A DICA PARA TIA CARMEM E O CEL. CLEBER.
aqui no Guarujá rua ilhéu da coroa vermelha só tem a placa de ordem de serviço mas não fizeram nada já era pra ter terminado o asfalto e nada foi feito