
A Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam) adquiriu um drone com intuito de fazer levantamentos para estudos de tráfego e mobilidade urbana e a avaliação de locais que precisem de reforço na sinalização de trânsito, de forma eficiente e econômica no município de Lages. A utilização será feita pelo Diretran e operado pela equipe de mobilidade urbana e pelo setor de tecnologia da Seplam.
O equipamento trará benefícios à população de forma direta no trânsito e seu uso será para observação e estudos que possam impactar na maior fluidez, na alteração do trânsito e em pontos para melhoria do parque semafórico. Permitindo com a análise de imagens aéreas, realizar a contagem do tráfego em horários diferentes, sendo mais assertivo no tempo dos semáforos para que o fluxo de veículos seja mais rápido.
Também avaliando as conversões realizadas, o drone vai analisar as movimentações em rotatórias ou ainda a necessidade de implantação. Estas observações também oportunizarão dados para possíveis alterações no sentido das vias, tudo com o intuito de melhorar a trafegabilidade.
A prefeita Carmen Zanotto reforça o compromisso com uma cidade mais moderna e com melhor mobilidade urbana. “O uso de drones na análise de tráfego deixará a mobilidade urbana mais eficaz, nossos motoristas nos solicitam algumas melhorias e agora teremos dados precisos para a cidade ser mais inteligente e bem planejada”, comenta a prefeita.
Como sugestão poderiam instalar meia rótula na Jairo Ramos (atrás do Tio Vida) com Benedito Amaral. Quem segue em direção ao Stock tem que parar para os que estão em sentido contrário dobrarem para a Benedito. As vezes para-se sem os do que os carros em sentido contrário dobrem, quando não param (porque os que têm preferencial não dão sinal) corre-se o risco de colisão. Uma rótula ou trevo no cruzamento agilizaria o fluxo e há área atrás do estádio disponível para tal.
Muito bem! Ate que enfim! Sugestão: peçam opiniao para Taxistas, Motoristas da Transul, Uber, Entregadores, Motoboys, Caminhoneiros…enfim, antes implementarem mudanças catastróficas porque alguém de outra cidade disse, a humildade de assuntar com o usuário final, pode prevenir as “cagadas” de sempre.
Outra sugestão: sem trabalho duro de alargamento, demolição, desapropriação administrativa ou judicial, para implementação de rótulas como bem dito antes, para mais avenidas retas, largas, diretas ao bairro, sem mil voltas, com muitas vagas de estacionamento (jamais suprimi-las para fazer calçadas) não haverá “milagre”!
Exceto pela parte das calçadas, concordo com seu posicionamento integralmente ^^
Que bom! Calçadas também dependem de vias largas e respeito ao bom-senso. Talvez se perceber que as inúmeras calcadas refeitas do Ceron, nao raro sem necessidade e até com perda de qualidade; exclusivamente no Centro, suprimindo vagas e pistad de rolamento, estreitanto vias, trazendo lentidão, servindo precipuamente para justificar gastos milionários, enquanto nos bairros, calçada nenhuma havia, quando seriam bem-vindas, possa ponderar melhor.
– Mudanças de órgãos administrativos, retirando esses do centro da cidade tbm ajudará. – – Dado que os hospitais são todos no centro, o “fluxo de Vans” de fora é intenso, além da logística da cidade e carros de 17 municípios da Amures.
-Nem sempre o motorista é culpado. A administração de uma cidade deve evoluir.
– Até o ex prefeito fez UPA fora do centro. Evoluir sempre! Tudo que é da prefeitura maior empregador da cidade mais 5 mil servidores se todos forem de carro p/ o centro da cidade.
– Virou uma indústria de estacionamentos pagos e carnês de estacionamento, ou seja, espoliação da população que derrubou o “império de 8 anos do P$D do Paço”, dentre outros erros….
– Parabéns a quem implantou a área industrial no “cidade alta”, ajudou a levar o trânsito de operários e moradores pra outra parte da cidade. Hj precisa de mais vias de acesso pq está abarrotado de caminhões de fora e trânsito de outros municípios. A ideia inicial foi boa , mas tudo precisa de modernização e planejamento, imaginem uma cidade!
– Descentralizar o que não é essencial do Centro de Lages, principalmente órgãos secundários da prefeitura, como: Cine, banco do emprego, por exemplo, dentre outros
-Pensar a cidade, planejar, mudar e principalmente modenizar, um choque de gestão é o caminho p/ Lages e região