O deputado Fabiano da Luz (PT) fez um alerta sobre a perda de competitividade da economia catarinense, caso o governo do Estado não busque a ampliação da logística local de transporte, em especial a malha ferroviária.
A questão foi levantada pelo parlamentar ao abordar os investimentos que a União vem fazendo no Porto de Itajaí após assumir a administração da estrutura. Ele citou a renovação de contratos com as empresas que lá operam, que teria possibilitado a geração de R$ 64 milhões em receita somente nos quatro primeiros meses do ano; e os planos do governo federal de investir mais R$ 600 milhões para aumentar a capacidade de escoamento e recebimento de cargas.
O parlamentar observou, entretanto, que durante o período em que o porto esteve com a administração paralisada, grande parte da produção catarinense foi escoada por meio do Porto de Paranaguá, no Paraná, gerando um revés econômico não só para o município de Itajaí, mas para todo o estado catarinense. E fez um alerta de que esta situação pode voltar a ocorrer, caso o governo do Estado não crie mecanismos para aprimorar a logística de transporte em Santa Catarina.
Pobre Itajaí agora que decolou. Parece que está com a mesma sorte da Serra. Estão tentando puxar pra trás. Cuidado! No Planalto começou assim, o resultado é lastimável. Abram o olho!
A União faz o que pode, mas o Estado não cumpre a sua parte.
Pelo jeito o fantasma da Ferrovia DP Frango está criando forma. Espero qua aproveitem o tronco ferroviário de Lages tbm. Lages merece ser grandiosa hj e sempre….