O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) promoverá, na próxima semana, mais de 30 sessões do Tribunal do Júri em diversas comarcas do Estado. Os julgamentos ocorreram entre os dias 19 e 23 de maio e envolveram crimes dolorosos contra a vida, como homicídios causados, feminicídio e tentativas de assassinato.
A agenda do júri apresenta parte desta extensa pauta com uma síntese das denúncias de casos de repercussão social. Os julgamentos serão realizados com a participação de jurados voluntários e outros convocados pela Justiça, e sob a condução de juízes togados, os quais presidem as sessões. Veja abaixo alguns dos processos pautados para a Serra:
22 de maio – Um homem será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Lages por homicídio qualificado. De acordo com a denúncia, em 25 de junho de 2021, por volta das 20h30min, em frente a uma residência no centro do município de Painel, ocorreu uma discussão entre a vítima e o réu. O acusado teria demonstrado descontentamento com a presença do homem e seus amigos em frente à casa da mãe. A discussão evoluiu para agressões físicas, momento em que o réu teria sacado uma arma branca e desferido dois golpes contra a vítima. O ataque foi realizado de forma repentina, sem que a vítima tivesse chance de descobrir a presença da arma ou do defensor. O crime tem a qualificadara de recurso que dificultou a defesa do ofendido (Autos n. 5014076-46.2021.8.24.0039).
23 de maio – O Tribunal do Júri da comarca de Correia Pinto julgará um homem acusado de homicídio duplamente qualificado, posse ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Consta na denúncia que o crime ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2024, por volta das 19h20min, e que o réu agiu em conjunto com um adolescente. O crime foi motivado por razão fútil, a suspeita de que a vítima teria subtraído bens da residência do acusado. A foi surpreendida e atingida por tiro de arma de fogo. O ato foi praticado com recursos que dificultaram a defesa da vítima, que estava desarmada e foi abordada de forma inesperada (processo em segredo de justiça).