Firjan aponta Palmeira como o município que mais se desenvolveu na Serra

Os dados da nova edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, com ano-base 2023, colocaram Palmeira no topo do ranking da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). O município alcançou 0,7619 pontos no indicador consolidado, o que representa um avanço expressivo de mais de meio ponto em relação ao ano anterior e confirma Palmeira como a cidade da Amures que mais se desenvolveu no último ciclo avaliado.

O resultado garantiu a Palmeira a 85ª posição entre os 295 municípios de Santa Catarina e o 575º lugar no ranking nacional, que inclui mais de 5.500 cidades. O índice é construído com base em dados oficiais nas áreas de Educação, Saúde e Emprego & Renda, oferecendo um retrato abrangente da qualidade da gestão pública e da evolução socioeconômica municipal.

Além da expressiva pontuação, Palmeira foi o único município da Amures a figurar entre os 100 municípios que mais se desenvolveram em Santa Catarina, reforçando o protagonismo regional e a consolidação de políticas públicas com foco em planejamento, responsabilidade e investimento nas pessoas.

Nos dados da Firjan, é possível ver claramente que Palmeira saiu de uma zona de desenvolvimento moderado para se aproximar do nível considerado de desenvolvimento alto (quando a cidade atinge mais que 0,8), com destaque nos indicadores de emprego e renda (0,9350), saúde (0,7048) e educação (0,6459).

Comparando com os demais municípios da Amures, Otacílio Costa ocupa a segunda posição regional com 0,7518 pontos (107º no estado) e Lages, a maior cidade da Serra, aparece na terceira colocação, com 0,7258 (145º lugar no estado).

1 comentário em “Firjan aponta Palmeira como o município que mais se desenvolveu na Serra”

  1. Muito bom que nossos municípios estejam progredindo, a vergonha é Lages ocupando uma posição que não condiz com o seu tamanho, o terceiro na Amures é muita decadência.

    Responder

Deixe um comentário