Cão é resgatado em penhasco de Urupema

Tipo: Resgate de cachorro
Gênero: Busca/resgate/salvamento em altura
OBM que realizou o atendimento: Lages
Viaturas: AR-104
Data: 09/03/2025
Local do ocorrido: Interior de Urupema, localidade Altos da Serra
Município: Urupema
Horário: 08h00min.

A guarnição do AR-104 deslocou até a SC 112, KM 253, entre Urupema e Rio Rufino, na localidade de altos da serra, para atender ocorrência de resgate de animal em penhasco. No local foi confirmada a natureza da ocorrência, sendo que o cachorro chamado Barão caiu em um penhasco de altura elevada. O cachorro estava no local há 6 dias, o bombeiro foi acionado na terça a tarde, onde fez o reconhecimento do local e levantamento de dados, na quarta foi realizado voo com o drone por outra guarnição, afim de subsidiar com mais informações a equipe de resgate. Na quinta feira a equipe de resgate acessou o local por um sítio, terreno bem acidentado, só foi possível com veículo 4×4. Fizeram um deslocamento a pé por uma trilha de aproximadamente 300 metros com todo o material de salvamento em altura. Na beira do penhasco não tinha visão do animal, apenas escutava-se o latido.

A guarnição estalou o tripé . Posteriormente equipou o resgatista com todo material necessário para a descida, abordagem, extração do animal e comunicação. Foi realizada a descida do resgatista com aproximadamente 80 metros de cabo no penhasco. Após acesso ao cachorro, o resgatista fez uma cadeirinha de vítima para o animal. A equipe de salvamento fez dois sistemas de vantagem mecânica (3×1) em cada descensor, e puxou o resgatista e o cachorro novamente para a borda superior do penhasco. O cachorro que estava saudável foi entregue ao dono. Foram 5 horas de ocorrência somente no dia do salvamento.

2 comentários em “Cão é resgatado em penhasco de Urupema”

  1. Parabéns aos socorristas. Como ele foi parar nesse penhasco? Se foi difícil retirar de lá Como chegou lá ou será que alguém não jogou ele no penhasco e depois de todo o movimento de salvamento agora vêm com o pretesto que ele havia fugindo. Tem gente ruim. E pela esperteza dos Cães ele não saiu para dar um passeio e nem fazer uma escalada do nada.

    Responder

Deixe um comentário