Sugerido a criação do Instituto da Festa do Pinhão

O vereador Nixon apresentou moção sugerindo a criação do Instituto Festa Nacional do Pinhão (IFNP).

A criação do Instituto Festa Nacional do Pinhão (IFNP) visa reconhecer, fortalecer e fomentar essa tradicional manifestação cultural, histórica e gastronômica do nosso município. Seria uma entidade gestora permanente, vinculada à Fundação Cultural e a Secretaria de Turismo, com a composição de um comitê gestor com a participação do poder público, do setor privado e da sociedade civil, o que é essencial para que o IFNP funcione de forma correta, ética e transparente.

Segundo o vereador, esta medida permitiria estruturar a Festa como um projeto de política pública permanente permitiria: acesso a recursos via leis de incentivo à cultura como Lei Rouanet, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundo Municipal de Cultura; captação de patrocínios com isenção fiscal (Pronac, PIC, etc.); fortalecimento do turismo e geração de empregos; e a preservação do patrimônio cultural imaterial de Lages.

9 comentários em “Sugerido a criação do Instituto da Festa do Pinhão”

  1. Vdd se não registrar legalmente logo virá quermese carona e Municipal. Como tudo que deu certo em Lages geralmente é abolido precisamos dessa lei. Até porque troca mandato de 4 em 4 anos muda a festa. Aí o turista ficará perdido. E pode abandonar de vez a Festa Nacional do Pinhão!

    Responder
  2. Vereador Nixon vamos pensar Lages nem Pinhão tem e você quer ainda criar Instituto de Festa que em vez de ir prá frente vai pra trás. Sabe que quando o Painel fez a 1° Festa do Pinhão deles eu até questionei mais eles tem Pinhão. Capão Alto faz a festa da pasoca mais tem Pinhão. E a onde tem Pinhão em Lages. No Residencial Henrique Ramos na praça da Catedral tem um pinheirinho que volta e meia cai uma pinha. Na Coxilha tem Pinhão acho que está virando em criação de Gado e plantação de grãos mais a Coxilha não pertence a Lages e sim ao Capão Alto. Será que lá no seu bairro tem algum Pinhão. Do jeito que as terras estão sendo tratadas na Serra logo nem Pinhão vamos ter. Esse negócio de Instituto, Fundação é um meio de desviar recursos públicos daí ninguém é culpado. Vai fazer projeto decente para justificar o que teu bairro te votou.

    Responder
  3. Em Palmeira a primeira festa da cidade foi a Festa do Peixe( prefeito Toninho). Trocou o prefeito da oposição Osni mudou a festa p/ “Festa do Entreveiro”. Na gestão da Fernada(interventora da Serra) mudou de novo p/ Festa das Carnes…”, tinha mais coisa…kkk mas é difícil até de gravar… Em Otacilio tbm era a pioneira Festa da Maçã por muitos anos ganhou a oposição virou Festa da Madeira, quase mamadeira (kkk). Enfim não grandes cidades de SC as festas são tradicionais e não mudam de nome toda hora. Dentre estas e outras razões lá o turista se programa e as festas crescem. Já na região serrana a maior era a do Pinhão. Mas a demagogia, e a vaidade de alguns governos podem encerrar todas!

    Responder
  4. Na Palmeira era do Peixe porque saiu fazendo buraco em todo pedaço de terra que encontrou para por Peixe. Do entrevero é que o seu Osti tinha pensado entrevero de gente e a comissão entendeu que era entrevero de comer. A Fernanda fez a festa da carne era de cordeiro ou ovelhas também não importava muita criança que a Palmeira. E agora o Prefeito Macelai vai inventar qual festa. Lages já está pensando em acabar com a Festa do Pinhão pois Lages não tem Pinhão .já o Painel colher para sua 2 festa do Pinhão no Painel, Capão Alto é a festa da pascoa mais tem Pinhão quase acabando mais para a festinha da duas cidades ainda tem. Já Lages tem que comprar. Como fazemos uma festa de um produto que não temos. Praticamente é comprado quase 100% de Pinhão.

    Responder

Deixe um comentário