
Com R$ 15 milhões em prejuízos provocados pelo forte temporal que atingiu a Serra Catarinense no último fim de semana, os produtores de maçã de São Joaquim pedem socorro. A preocupação foi apresentada pelo deputado Lucas Neves (Podemos) na sessão desta quinta-feira (24), no Parlamento.
“Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã, com uma safra de mais de 635 mil toneladas, e São Joaquim é o principal município produtor da fruta no Estado. O temporal de granizo que atingiu a nossa região deixou um rastro de destruição, dor e lamento. Esse cálculo das perdas foi repassado pela AMAP hoje”, relatou o deputado.
Lucas Neves sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Maçã, com o objetivo de ampliar as linhas de crédito para a cobertura dos pomares com telas anti-granizo, além de facilitar o acesso ao financiamento. Dados da EPAGRI indicam que menos de 20% dos pomares são protegidos por telas.
“Além disso, precisamos discutir a ampliação do uso de novas tecnologias, como os canhões anti-granizo, que já estão sendo usados, mas ainda estão fora da realidade de muitos produtores por conta dos custos. Precisamos avançar nas políticas de prevenção”, afirmou.
Na próxima semana, o deputado Lucas Neves se reúne com o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, para discutir medidas de apoio aos produtores atingidos pelo granizo. A presidente da AMAP, Sheila Zanette, também deve participar do encontro. O objetivo é buscar, junto ao Governo do Estado, soluções emergenciais para socorrer os pequenos fruticultores que acumulam prejuízos após o temporal.