Durante a reunião da diretoria da Acil, na segunda-feira, o presidente, Antonio Wiggers, entregou à prefeita Carmen Zanotto um levantamento e identificação de pontos críticos para a pavimentação das estradas rurais do município. O documento, embasado em dados econômicos, também foi entregue ao presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages (Sindimadeira), Paulo Cesar da Costa, e ao presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona.
A proposta destaca a importância da infraestrutura viária para o escoamento da produção agropecuária, a mobilidade das comunidades rurais e o fortalecimento do turismo local. Segundo o levantamento da ACIL, trechos com alta declividade e falta de pavimentação representam desafios significativos para o setor produtivo, impactando a competitividade e a qualidade de vida da população.
O estudo apresenta exemplos concretos de desenvolvimento impulsionado por investimentos em infraestrutura. Um dos casos citados é o asfaltamento da SC-390, que resultou no crescimento da produção agrícola, na instalação de novas empresas e no aumento do faturamento regional. De acordo com a projeção da ACIL, a pavimentação de 40 km de pontos críticos das estradas rurais nos próximos quatro anos pode dobrar os valores de produção em 10 anos.
Acil é um governo paralelo!!!!! Não vi até agora, fazer reuniões com lideranças de bairros! Pra discutir melhorias!!!
ACIL só levantou para os latifundiários da cidade. Para quem trabalha com agricultura familiar não se importam.
Pena que ainda dão atenção pra esse tipo de gente.
Se a ACIL fosse competente, as pedras de calcamento das ruas que foram asfaltadas no centro ja tinha ido para o meio rural há mais de uma década. Lages sempre atrasada! Uma rua geraria uma pista unica calcada com o dobro de seu comprimento no meio rural. Se vc ir retificando, drenando e alargando estradas rurais paulatinamente, com o tempo, a malha viaria seria invejável e pronta para receber asfalto, sem abrir mao de acostamento largo e servidão administrativa. Mas a serra é atrasada, so sabe cascalhar e ate mesmo molhar, molhar pista por causa de poeira… A mediocridade é a regra!