A Celesc, por meio da Agência Regional de Lages (Arlag), criou uma equipe especializada para realizar a limpeza de postes e retirar fios obsoletos ou lançados irregularmente sobre a rede. Com o objetivo de melhorar a segurança e a eficiência das redes, as ações começaram em novembro de 2024 e devem durar pelo menos 24 meses, com uma série de metas e atuação voltada à conformidade com as regulamentações.
A equipe é composta por quatro profissionais, incluindo dois instaladores/reparadores, um técnico em eletrotécnica/telecomunicações e um auxiliar administrativo. Eles trabalham de forma contínua, com uma jornada de 8 horas diárias e 5 dias por semana, com a meta de fiscalizar e limpar pelo menos 800 postes por mês. Para isso, são organizados mutirões mensais para intensificar a ação em determinadas áreas. Desde o início das ações, cerca de 500 kg de cabos já foram retirados de postes da região.
“Nosso trabalho tem uma grande importância para a cidade e a região. Atuamos com foco na segurança pública, eficiência operacional e, principalmente, na conformidade com as normas e regulamentações do setor”, afirmou Vanessa Salvati, gerente regional da Celesc em Lages. “O nosso objetivo é garantir que as empresas de telefonia sigam as diretrizes estabelecidas e que as redes obsoletas sejam retiradas, evitando riscos à população e melhorando a qualidade do serviço prestado.”
Até o momento, a equipe já atuou em bairros de Lages como o Centro, Coral, Conta Dinheiro, Guarujá e Sagrado Coração de Jesus, além de cidades vizinhas como Otacílio Costa e Correia Pinto. A tarefa não se limita apenas a realizar a limpeza dos postes, mas também fiscaliza a instalação e o descarte dos fios pelas empresas de telefonia, especialmente aquelas que operam de forma irregular ou clandestina.