Finalmente será feita a retirada do excesso de cabos nos postes

Será feito um mutirão de limpeza de cabeamentos que não fazem parte do fornecimento de energia e que acabam causando um aspecto desagradável devido à poluição visual nas ruas centrais da cidade.

A ação será periódica e terá início neste domingo (9), das 7h às 16h, na rua Hercílio Luz, no Centro. “Vamos começar por esta via, que é uma das mais poluídas visualmente no Centro. Será um teste, com a retirada do excesso de cabos dos postes que estão irregulares ou não são utilizados. Depois desta primeira experiência, a ideia é seguir por outras ruas centrais”, explica o secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Malek Ráu Dabbous.

O trabalho será coordenado pela Celesc, que também dará um destino correto ao cabeamento retirado. “A cidade está desorganizada visualmente e esteticamente. Isso não é bom, nem para os moradores e nem para os comerciantes que atuam no centro e precisam manter seus estabelecimentos em meio ao emaranhado de fios e cabos desnecessários. Com os anos as operadoras mudam muitos prestadores de serviço, que já não estão mais na cidade e aquele cabeamento vai ficando ali, obsoleto”, argumenta Malek.

As operadoras que possuem cabeamentos irregulares serão notificadas para que providenciem a regularização junto à Celesc. Um técnico das operadores poderão acompanhar o trabalho. A ideia não é causar prejuízos às empresas, nem para o consumidor final, mas regularizar o que for preciso e realmente tornar o Centro mais agradável visualmente. “A obra do cabeamento subterrâneo do Centro foi excelente, mas por se tratarem de obras onerosas financeiramente, nem sempre é possível realizar na cidade inteira. A despoluição visual foi um pedido da prefeita Carmen Zanotto, para que todas as secretarias realizassem a limpeza em seus ambientes e também mantivessem a cidade limpa e organizada, incluindo essa parte da poluição visual dos cabeamentos”, finaliza o secretário.

3 comentários em “Finalmente será feita a retirada do excesso de cabos nos postes”

  1. Finalmente!

    Há anos venho rogando que alguém tomasse essa providência. Já tinha até sugerido fazer nos moldes da “operação de combate às gambiarras” (São Paulo).

    Atitudes são quase tudo.

    A atual gestão tem resolvido pendências “históricas”, só com atitudes e criatividade.

    A função de agente político deve ser exercida por pessoas que tem “gás”, iniciativa própria e criatividade.

    Parabéns à prefeita e ao secretário.

    A mudança de gestão (“graças ao bom Deus”, como profetizou o Padre Marcos), é perceptível: a cidade não está abandonada, como antes!

    Responder
  2. Lixo!

    Ja com relação a CELESC, como consumidor, penso que essa prestadora de serviços é o que ela deixou se transformar os cabeamentos (poluição aérea): LIXO!!!

    Aliás, lamento que o governador (filiado ao Partido Liberal), não tenha a atitude de privatizar essa (CELESC), péssima prestadora de serviços.

    Responder
  3. Muito boa a atitude, mas acho que as operadoras de internet teriam que retirar os cabos quando estes não tem mais uso. Uma pessoa cancela sua assinatura a operadora deveria ser obrigada a retirar a fiação.

    Responder

Deixe um comentário