Uma semana após o contato com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), a prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL), abriu novamente as portas do Memorial Nereu Ramos para receber a visita técnica da equipe do Museu de Florianópolis, gerido pelo Sesc, para o primeiro levantamento de dados sobre a estrutura. A visita ocorreu na tarde desta segunda-feira (03).
Ter celeridade nas tratativas para a recuperação do Memorial Nereu Ramos é uma orientação da prefeita Carmen Zanotto. “Estamos garantindo todo o suporte necessário para o andamento dos trabalhos. Ao conhecer bem o espaço do Memorial, assim como as dependências do Museu Municipal Thiago de Castro e todo o seu acervo, a equipe terá dados o suficiente para fazer o levantamento técnico sobre a estrutura”, explica.
Todas as peças antes expostas no Memorial foram catalogadas e guardadas no museu, assim como há muitas peças do acervo do Museu Thiago de Castro que pertenciam a Nereu Ramos e que poderão compor a exposição no futuro. “É importante fazer esse levantamento para que, em breve, os lageanos e turistas tenham um espaço totalmente revitalizado e, sob o comando do Sesc, haverá elementos interativos, dando a Nereu Ramos a homenagem que merece, mantendo viva sua história e legado”, completa a prefeita.
Assim como o Grupo Escolar Vidal Ramos, conhecido como Colégio Rosa, o qual a Prefeitura Municipal de Lages concedeu a gestão do prédio e transformando-se no Centro Cultural Vidal Ramos, agora o Sesc assume o Memorial Nereu Ramos pelo período de 20 anos, renovável por igual período. Nesta primeira visita, segundo a museóloga do Sesc, Cristina Maria Dalla Nora, o intuito foi conhecer e fotografar o espaço. “Viemos levantar as necessidades das dependências do Memorial para elencar as prioridades, montar o relatório sobre o que precisaremos desenvolver e elencar nossas prioridades para a revitalização do espaço para, posteriormente, trabalhar com a gestão do acervo e montar a expografia das peças”, explica a museóloga.
Entre os serviços previstos para a recuperação e higienização do espaço estão a reforma das paredes, eliminação das infiltrações, remoção e instalação de nova fiação da rede elétrica e demais serviços levantados pela equipe técnica do Sesc.
O Memorial Nereu Ramos foi inaugurado pela prefeitura em 3 de setembro de 1992, para homenagear o seu mais ilustre lageano e único catarinense que assumiu a presidência da República. Trata-se de um museu biográfico que expõe ao público toda a trajetória do ex-presidente com um acervo de cerca de três mil fotografias históricas e objetos pessoais. Além disso, o memorial foi construído para guardar os restos mortais de Nereu Ramos, transferidos do Rio de Janeiro para Lages.
Acabou a inércia!
Em apenas um mês do início da gestão da prefeita Carmen Zanotto e já começaram aparecer as resoluções dos problemas diversos da nossa cidade.
E não só do Memorial Nereu Ramos, sem nenhum centavo dos cofres municipais, cf. matéria.
Agora, já foram colocados os tapumes com as indicações de empresa de engenharia no Grande Hotel Lages.
Aizah’, Prefeita Carmen Zanotto!