A circulação e utilização de veículos de tração animal pode ser proibida em Santa Catarina. É isto o que prevê o projeto de lei, PL 128/2023, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (19).
Com emenda substitutiva global do próprio autor, a matéria foi relatada pelo deputado Fabiano da Luz (PT), que votou pela aprovação da iniciativa.
“Esse é o grande ganho que o Parlamento proporciona à sociedade. Depois de muito debate, discutindo os prós e contras desse projeto, chegamos ao seu aprimoramento, limitando somente a proibição do animal que puxa peso, ou seja, animal puxa carroça, carrega peso, fazendo transporte de mercadorias, o que também atrapalha a mobilidade urbana”, afirmou
O projeto altera o art. 9º da Lei nº 12.854, de 2003, que “Institui o Código Estadual de Proteção aos Animais”, vedando a circulação e a utilização de veículos de tração animal. “Está claro as exceções que seriam nas seguintes situações: cavalgadas tradicionalistas; a cavalaria montada por agentes da Segurança Pública; a circulação em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), haras, festejos, rodeios, corridas de cavalos e procissões; os passeios, em charretes e similares, no perímetro urbano e rural e atividades agropecuárias, no perímetro rural”, pontuou.
O autor do projeto, deputado Marcius Machado, justifica que muitos animais (cavalos, burros, mulas) sofrem cargas diárias e exaustivas de trabalho (veículo de tração animal). “ Muitos trabalham sem ter horário de descanso, alimentação e água, caracterizando o crime de maus- tratos”, observou.
Tração de dois pés..
Me parece que tinha um tuc tuc ?
O nobre deputado fez até propaganda, ou estou enganado?
Já faz um bom tempo que ele tinha anúncio..
Na verdade, nunca vi..
Se não me engano tem até verba parada na prefeitura a anos, disponibilizada pelo deputado para a compra de veiculos para substituir os cavalos.
Mas sabe como é a adminstração do Ceronzinho né?
Eu faria é um projeto contrário, facilitando a circulacão, obrigando o Deinfra a fazer acostamento nas suas rodovias sem retas e com muitas curvas, onde os pobres possam é andar a pé, com a ajuda de suas montarias ou sem, de bicicleta, com suas tobatas e tratores etc…
Me parece que o único prejudicado e apenado seria o tio da carochinha que entrega lenha e outros produtos, o resto seria liberado.
Até que enfim uma notícia relevante..
Pelo fim do sacrifício dos animais.
Outra sugestão é acabar com essa palhaçada de rodeio ou torneio de laço e outros afins.
Parabéns Sr Marcius.
Parabéns Deputado, não ao sofrimento dos animais,
PARABÉNS ao DEPUTADO !!!!! Basta de tanto sofrimento para os animais.
E as outras atividades que usam os cavalos, hipocrisia tem hora do deputado.
e o resto como fica tem gente que usa para puchar toras de pinus nos matos esse tá valendo não é judiar do bicho
Peter Pan é fogo 🔥🔥🔥