O que se sabe sobre o caso:
- Por volta das 19h30 desta quarta, um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados. No porta-malas, havia fogos de artifício e tijolos.
- O veículo tem placa de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O dono é Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 e não se elegeu (ele teve 98 votos naquela disputa). Segundo a Polícia Civil, ele alugou uma casa em Ceilândia, no Distrito Federal, dias atrás.
- Cerca de 20 segundos após o episódio no estacionamento, um homem morreu em uma outra explosão, ocorrida na Praça dos Três Poderes (que fica entre o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto). Até a última atualização desta reportagem, o corpo não havia sido retirado do local.
- Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, a vítima da explosão foi identificada como sendo Francisco Wanderley Luiz, o proprietário do veículo que também explodiu no estacionamento entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados.
- Antes da explosão em frente ao STF, o homem tentou entrar no prédio. Ele jogou um explosivo embaixo da marquise do edifício, mostrou que tinha artefatos presos ao corpo a um vigilante, deitou-se no chão e acionou um segundo explosivo na nuca.
- Em um relato à Polícia Civil, um segurança do STF afirmou que o homem estava com uma mochila, de onde tirou uma blusa, alguns artefatos e um extintor. A blusa foi lançada na estátua em frente ao Supremo. Quando o segurança tentou se aproximar, o homem “abriu a camisa” e o segurança viu algo semelhante a um relógio digital, acreditando ser uma bomba. Dois ou três artefatos foram lançados pelo homem e estouraram. Depois, ele se deitou no chão, acendeu o último artefato e colocou na cabeça como um travesseiro.
- No Boletim de Ocorrência, também consta que o homem compartilhou mensagens pelo aplicativo WhatsApp que antecipavam o que aconteceu na Praça dos Três Poderes, “manifestando previamente a intenção do autor em praticar o autoextermínio e o atentado a bomba contra pessoas e instituições”.
Eis o V de Velório do CPF que se cancelou sozinho.
Ele queria ser herói, mas virou piada nas redes sociais.
É a turma da direita se explodindo..
É a turma do PL..
O bozó deve estar feliz..
Se matou e virou piada talvez por não aceitar que um pais tão rico, tenha um povo tão pobre, governado por pessoas que só olham pro próprio umbigo e não estão nem aí pra população, cada vez mais impostos, menos direitos, enquanto o sistema deita e rola no dinheiro e no luxo.
Uma morte em vão, um ato terrorista, que em nada vai mudar a realidade deste país, talvez um alerta pros que dominam está nação, talvez esteja na hora de frouxar um pouco a corda, dar um folego pro povo.
Não tenho politico de estimação, os que já passaram pela presidência tiveram sua chance, nada fizeram, o que está aí voltou por ego, está totalmente sem rumo.
Esse que se matou movido por ideologias politicas, virou piada, os que ele defedia devem estar rindo também.
Esse é da turma Deus Pátria e família, ficaram na frente dos batalhões, quebraram o congresso 8 de janeiro, um anarquista a menos nesse país .
Santa Catarina uma fornalha de criação de bestas de extrema direita, em tese senhores de bem, boa gente e defensores de um Brasil democrático. Agora com Tramp, bombas vão surgir de todos os lados, simpatizantes do PL e catarinenses de estirpe. Deus me livre.
Não está contente com SC? É simples, se mude para o Piauí, Alagoas, Pernambuco, Acre e vá ser feliz por lá.
Mais um patriota, conservador . Deus pátria e família de Santa Catarina, kkkk. Estado nunca governado pelo PT kkkk. Defensor da meritocracia kkkk. Manada só paga mico. Ah, TDS contra a PEC da escala 6 por 1. Só ver a lista dos conservadores na votação da câmara federal.
Não parece aquele ato planejado pelo exercito no Rio Centro em 01 de maio, no evento do dia do trabalhador. A bomba estourou no colo do militar que ia levar ela para o ato. Contrataram o Padam Palhares para criar artifícios de que a esquerda é que teria levado a bomba. Mais tarde o ato foi planejado pelo exercito, ms a população ficou quieta.
Depois tem uns sem noção que se ofendem quando o Estado é associado a extrema direita….. que bom que morreu sozinho , e que agora o seu ato ensandecido fará com que aumente a a segurança dos Ministros do STF