Sobre a pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira

Dois fatos chamam atenção nesta pesquisa. A primeira delas é a aproximação do desempenho dos candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugar no levantamento. Lio Marin com 9,21% das intenções, enquanto que Claudia conta com 8,04%.

Segundo lugar: chama atenção para os 1,84% do consultados que tencionam votar em Leandro, sendo que o candidato não teve sequer direito a espaço no horário eleitoral, não participou de nenhum debate e, pelo que sei, nem fez realmente campanha e sequer imprimiu santinhos. Pelo menos não vi nenhuma movimentação de campanha do candidato.

Se considerar o quanto cada um dos candidatos que estão em terceiro e quarto lugar gastaram na campanha até aqui, enquanto que Leandro não investiu nenhum real, dá para questionar o que realmente importa em uma campanha eleitoral. 

Leandro representa os eleitores mais radicais que se colocam contra tudo o que representa o sistema que ai está. O eleitor da resistência.

Os 12,40% dos eleitores que não opinaram representam aquele percentual de eleitores que se abstêm de votar e que normalmente chega a 17% do eleitorado. Então não dá para contar com eles para a virada de um resultado nas urnas.

Deixe um comentário