MP está atendo a qualidade da carne colocada no mercado em Lages

Em Lages, o Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal, o POA, coordenado pelo seu Centro de Apoio Operacional do Consumidor é coordenado pelo Promotor de Justiça Neori Rafael Krahl e conta com o apoio da CIDASC, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Vigilância Sanitária, da Regional de Saúde e das Polícias Militar e Civil. As fiscalizações ocorrem periodicamente em abatedouros, frigoríficos, açougues e mercados. Sempre que uma situação irregular é identificada, os responsáveis são alertados para que busquem uma solução. 

“O POA tem o papel de fiscalizar, orientar e conscientizar, pois a saúde do consumidor é um bem muito importante, que precisa ser preservado. Quando constatamos alguma anormalidade, instauramos um procedimento extrajudicial, avaliamos a gravidade da situação e, na maioria das vezes, propomos um termo de ajustamento de conduta e o pagamento de um valor a título de dano ao consumidor”, explica o Promotor de Justiça. 

O processo de regularização é acompanhado de perto pelos órgãos parceiros, e quem não cumpre o acordo sujeita-se a enfrentar as consequências judiciais. “O nosso objetivo é que os estabelecimentos trabalhem dentro da lei, por isso atuamos de forma preventiva, mas quem insiste em descumprir as normas sujeita-se a enfrentar um processo judicial, cujas consequências são bem mais severas”, conclui. 

3 comentários em “MP está atendo a qualidade da carne colocada no mercado em Lages”

  1. Tem um estabelecimento que vende carne boa..
    Tudo inspecionado.
    Porém, vende uma carne moída mais em conta..
    Junto com a carne, tem de tudo, certo, cebo, miolo da cabeça, etc e tal..
    Tudo muito limpo,tudo de primeira..
    Comprem um kilo de carne e vejam o tanto de gordura..

    Responder
    • Certo, tudo depende da étca do estabelecimento, quando estou em Lages, vejo nos supermercados que vou, carnes boas com ótima apresentação. Em Itajaí num restaurante acharam uma caixa de pombos, ainda vivos, a dona disse que eram de estimação.

      Responder
  2. Carne embalada a vácuo em Lages, é raro quem nunca comprou uma estragada. Isso em quase todos os supermercados e atacadistas. Tem que melhorar a fiscalização na refrigeração dos produtos

    Responder

Deixe um comentário