Quatro municípios da Serra têm mais eleitores do que habitantes

Em quatro municípios da Serra o número de eleitores é superior ao total de seus habitantes. Creio que o Tribunal Regional Eleitoral deverá fazer uma investigação.

São eles:

Capão Alto – 3.161 eleitores e uma população de 2.625 habitantes

Rio Rufino – 2.447 eleitores e uma população de 2.397 habitantes

Palmeira – 3.217 eleitores e   2.561 habitantes

Painel – 2.600 eleitores e uma população de 2.215 segundo o último censo

Em uma rápida pesquisa constatei que estas divergências têm ocorrido em praticamente todas as eleições. Só se pode concluir que: pessoas que deixaram a cidade para morar em outro local ainda mantêm um vínculo com seus municípios de origem, onde vão a cada dois anos para votar.

8 comentários em “Quatro municípios da Serra têm mais eleitores do que habitantes”

  1. Me parece que o ultimo prazo seria em maio passado para regularizar as situações. Mas ´são as mesmas estratégias, morar em outras cidades e não transferir o título eleitoral, mas votar aqui e ganhar alguma coisa por isso. Muitas pessoas moram em Florianópolis, mas votam ainda no oeste e na serra, ganham carona e outros benefícios dos políticos destes locais.

    Responder
  2. Domicílio eleitoral nao precisa coincidir com o local de residencia. É o local onde o individuo exerce sua cidadania. Nesses municipios existem muitas propriedades rurais, base economica de muitas famílias que podem residir em outro municipio (ex. Lages), a lei permite que isso ocorra.

    Responder
  3. para mim é bem simples, se a pessoa não convive o dia a dia e os problemas e situações da comunidade, além de efetuar seus gastos e despesas em outros comércios e outras praças deixando assim seus impostos de firo ( comercio e serviços ) em outra cidade; ele não é cidadão, é migrante ou turista ou passante e nesse caso deveria ter seu direito de voto suspenso e multa pela reincidência por fraude eleitoral e tributaria, pois o votante declara no voto ser cidadão ativo, enquanto que de fato nem se quer contribui ativamente para tal!.
    um dos meios de se coibir essa atitude no mínimo ” antidemocrática ” seria as unidades de saúde dos municípios ( que detém dados mais pessoais ) onde os mesmos são atendidos e outros serviços públicos mais enviarem a cidade onde o mesmo diz ser munícipe; a conta desse ” contribuinte nômade “, pois ele é um estelionatário eleitoral

    Responder

Deixe um comentário