CTGs mantêm o tradicionalismo vivo na Festa do Pinhão

Com presença marcante no evento, os quatro CTGs da cidade – Planalto Lageano, Anita Garibaldi, Tauras da Serra e Barbicacho Colorado – estão com estandes montados no chamado Pavilhão Cultural e Tradicionalista, anexo ao Shopinhão, espaço este para os apreciadores da cultura gauchesca e da tradicional culinária campeira.

Sempre presente em iniciativas que valorizam o tradicionalismo, o CTG Planalto Lageano completa, em 2024, 65 anos de fundação, sendo o primeiro CTG de Santa Catarina formado genuinamente por catarinenses.

Para o Patrão geral, João Teles, a retomada do acesso dos Centros Tradicionalistas na Festa é de extrema importância. “O turista que visita a Festa do Pinhão procura conhecer mais sobre a nossa tradição, quer ver as danças, nossos trajes típicos e vivenciar aquilo que está presente na nossa terra. As raízes da Festa do Pinhão têm esse apelo sobre a simplicidade do homem do campo, comida campeira, além do frio e do pinhão, por isso não podemos deixar cair no esquecimento”, declara.

2 comentários em “CTGs mantêm o tradicionalismo vivo na Festa do Pinhão”

  1. Na época do Eliseu o pavilhão dos CTGs éra VIP. Éra um pavilhão com destaque e enorme. Lembro que pião pilchado e mulher de prenda pagavam meia entrada. Bons tempos!!!

    Responder

Deixe um comentário