As temáticas dos vestidos da realeza deste ano

Os vestidos da rainha e princesas da Festa do Pinhão deste ano foram ornamentados a partir de paisagens ilustrativas alusivas a três canções vencedoras de categorias em edições da Sapecada da Canção Nativa. Temas regionais esboçados e delineados com carinho em lembrança aos alunos da Apae de milhares de pessoas com deficiência física ou oculta, como visual, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), privilegiando, então, as pessoas com vestidos tateáveis, democratizando ainda mais o acesso às características da Festa do Pinhão. Num passe de mágica, os vestidos viraram relevos bordados coloridos e cheios de memória.

Os três vestidos inspirados no mesmo tom da cor marrom possuem babados e, em suas saias, composições de figuras paisagísticas texturizadas com os temas das músicas da Sapecada da Canção Nativa em tapeçaria e lã, aliadas a bordados, tranças e babados. Nas mangas, os nomes das músicas em braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas sem visão ou com baixa visão.

Vestidos no modelo corte princesa, marcado até a cintura e com leve soltura e leveza na parte de baixo. Desta vez, as saias terão um volume mais discreto em suas armações.

A rainha trajará o vestido “Canta Catarina”, da 3ª Sapecada, em 1995; a primeira princesa, “Debulhando Pinha”, da 6ª Sapecada, de 1998, e, a segunda princesa, “Leão Baio do Cajuru” (incluindo a estrada de chegada à Fazenda do Cajuru), da 8ª Sapecada, do ano de 2000. “Canta Catarina” foi escolhida pelos próprios alunos da Apae em um mini bailão.

1 comentário em “As temáticas dos vestidos da realeza deste ano”

Deixe um comentário