Manifestação a favor da APAE

 

 

Hoje à tarde (14 horas) haverá uma manifestação em frente a Catedral para contestar contra a proposta de retirar os recursos federais do Fundeb para a manutenção das APAES. Sem esses recursos essas instituições tende a fechar as portas.

Isso consta do Plano Nacional de Educação  O PNE da forma como foi aprovado pelos Deputados Federais na Câmara dos Deputados contempla o pedido das escolas especiais na redação da Meta 4. Quando o PNE foi para o Senado, o senador José Pimentel mudou a redação da Meta 4 em prejuízo desse segmento. 

TEXTO ALTERADO PELO SENADOR JOSÉ PIMENTEL: a partir de 2016, não viriam para as APAES recursos advindos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Essa alteração é uma forma de minar a capacidade financeira das instituições especializadas, o que levaria ao fechamento de grande parte delas por falta de financiamento, prejudicando quem realmente necessita dessa instituição. 

 

Em Lages o vereador Gerson dos Santos apresentou moção para ser enviada ao senador Pimentel e os senadores catarinenses repudiando a emenda.

 

A vereadora Aidamar Hoffer solicitou audiência pública para discutir o assunto. Creio que de nada adianta ficar protestando entre quatro paredes. Certamente a audiência não terá ressonância em Brasília.

Deixe um comentário