Os franciscanos e os 800 anos do presépio

Os franciscanos estão presentes em Lages desde 1767 quando por aqui chegaram os primeiros freis. A relação com a cidade é intensa, só para exemplificar, pode-se mencionar que o primeiro bispo diocesano era franciscano (Dom Daniel Henrique Hostin, OFM) e o Colégio Bom Jesus Diocesano pertence a Província Franciscana da Imaculada Conceição.
 Além disso, Lages é a única cidade de Santa Catarina onde estão presentes as 3 Ordens Religiosas que foram criadas por São Francisco de Assis: a dos Frades Menores no Convento Franciscano (ou Conventinho como é mais conhecido), das Irmãs Clarissas no Mosteiro Nazaré e a Ordem Franciscana Secular – OFS que reúne os leigos e leigas franciscanos(as).  
Neste ano, essa Família Franciscana de Lages está recordando os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis na cidade italiana de Greccio (fato ocorrido em 1223).
Em virtude de data tão especial, o Santo Padre, o Papa Francisco, informou que será possível lucrar a Indulgência Plenária (perdão total dos pecados) por parte de todos os fiéis, seguindo as habituais circunstâncias, que visitarem uma igreja sob o cuidado dos franciscanos (aqui em Lages: a capela do Convento Franciscano ou do Mosteiro Nazaré) e rezarem diante de um presépio de 8 de dezembro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024.
Em virtude de tudo isso, a Família Franciscana preparou uma programação especial para os próximos dois finais de semana (dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro) que inclue apresentações musicais, teatrais, oficinas de artesanato, apresentação de histórias de natal e entre outras. As atividades ocorrem aos sábados a partir das 15h na sede da Ordem Franciscana Secular – OFS (rua Rui Barbosa, 639 – ao lado do asilo vicentino). Aos domingos, a partir das 15h30 no Mosteiro Nazaré das Irmãs Clarissas (Av. Papa João XXIII, 1113) e, ainda aos domingos, a partir das 18h no Convento Franciscano (Rua Cel. Córdova, 590).
Também a partir do dia 10 de dezembro ocorrerá uma belíssima exposição de presépios no Mausoléu Frei Rogério (ao lado do Conventinho).

Paz e Bem!
Prof. Thiago Meneghel, OFS

Ministro Local da Ordem Franciscana Secular

1 comentário em “Os franciscanos e os 800 anos do presépio”

  1. São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. Na idade média, um dia, quando notou que sua ordem enriquecia e se desvirtuava de suas finalidades, orou, se deitou no chão e morreu.

    Responder

Deixe um comentário