Projeto reduz faixa de domínio das rodovias que passam na área urbana

A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Alesc aprovou o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 229/2023, do deputado Volnei Weber (MDB), que altera a legislação que trata das faixas de domínio nas rodovias estaduais e nas federais delegadas ao Estado. Com a decisão, a proposta segue para votação em plenário.

O projeto estabelece que nas zonas urbanas municipais com adensamento residencial, comercial e/ou industrial já consolidado (até transformação do projeto em lei), a faixa de domínio passe de 20 metros para dez metros, contados a partir do eixo das rodovias estaduais. Também estabelece que o governador poderá reduzir, por meio de decreto, a metragem da faixa até o limite mínimo de cinco metros, desde que em caráter excepcional e mediante a apresentação de justificativa técnica.

O relator do PL, deputado Antídio Lunelli (MDB), afirmou que a aprovação da proposta trará segurança jurídica para os proprietários de imóveis às margens das rodovias e também para a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEI). “Vai estabelecer um marco temporal para as novas edificações nas áreas consolidadas e não consolidadas”, disse Lunelli. “A não regularização dessa questão pode trazer prejuízos enormes aos proprietários desses imóveis.”

3 comentários em “Projeto reduz faixa de domínio das rodovias que passam na área urbana”

    • É o questionamento das praias, até onde se deve construir, qual a área de marinha. Na verdade nas rodovias deve ter toda uma urbanização de suas margens, para proteção e aproveitamento do seu entorno.

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  1. Ainda estao questionando onde? Nao sabem por acaso que nao devem construir em APP, em servidão administrativa, nunca rente a acostamento de rodovia, avenida, parque etc? Querem é legalizar as cagadas e oficializar impunudade, arrumar cagada nova para justificar merda anterior. Depois faz ciclovia nos chifres dos engenheiros ou suprimindoas vias antigas, calçadas e acostamentos.. Ou tenta aterrar mar, inverter sentido de transito parando no ponto para ver se resolve mil carros para pista estreita com ônibus parando. Sério que nao sabem porque Florianópolis tem o pior transito do Brasil segundo Waze… é construindo no meio do que já deveria ser via pública como o Névio sonha que é bonito que continuaremos seguindo o caminho do engarrafamento total.

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