Reaberto o parque natural João José Theodoro da Costa Neto

A reabertura do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, aconteceu no sábado. O parque passou por uma revitalização e foi reaberto para visitação a partir desta data.

No período em que esteve fechado ao público, foi feita a reforma da sede e trilhas, o mapeamento de espécies, tanto do reino animal quanto vegetal, inclusive com demarcação e instrução sobre as trilhas, as quais podem ser feitas inclusive sem a presença de guias, onde o visitante irá encontrar placas informativas e educativas falando sobre os animais encontrados no parque, como também algumas árvores que estão identificadas com seu nome científico nome popular. 

O Parque Natural é uma unidade de conservação de proteção integral, criado por lei em 1997. É um dos principais remanescentes do Bioma Mata Atlântica, com uma área de 234 hectares e com uma rica biodiversidade, destacando-se mais de 168 espécies de aves, nove de répteis, 21 de mamíferos e 98 de vegetais.

Cinco trilhas

O Parque Natural conta com cinco trilhas: Trilha do Xaxim; Trilha da Cachoeira; Trilha da Bracatinga; Trilha da Araucária e a Trilha do Bugio. Desde a mais curta, com 270 metros, até a mais extensa, com 600 metros. Cada trilha está sinalizada com fitas de cores diferentes, penduradas nas árvores para que o visitante não se perca. “É possível fazer uma caminhada mais longa, interligando uma trilha na outra, podendo chegar a 2,5 quilômetros, em torno de 1h às 2h de passeio”, explica a bióloga responsável pelo parque, Michelle Pelozato.

2 comentários em “Reaberto o parque natural João José Theodoro da Costa Neto”

  1. O eco turismo da capital, hoje se assenta principalmente em torno das trilhas que percorrem os vários morros que margeiam as praias, isso cria toda uma cadeia produtiva, como guias, excursões, paradouros, folhetos e demais serviços de turismo. Lages deveria enveredar para esta área, não só estas trilhas se tornarem algo de final de semana, mas vivenciar esta experiência, locais não faltam.

    Responder
  2. Não vi o prefeito no casamento Comunitário que tinha uma multidão nem ele nem o viajante do Vice prefeito, agora já sei estavam no mato pois lá só tinha os puxa sacos deles kkkk.Vergonha essa administração tomara que vazem rápido, coitado povo que sofre tem mais um ano ainda essas tranqueiras no comando.

    Responder

Deixe um comentário