Novo procedimento para as cirurgias bariátricas

Referência em cirurgia bariátrica para o Oeste, Meio-Oeste e Serra, o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, está realizando o procedimento em pacientes com obesidade grave com um grande diferencial, por meio da videolaparoscopia. A técnica menos invasiva traz inúmeras vantagens em relação à operação convencional, entre elas menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar, redução dos riscos de infecções e melhor qualidade de vida.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, explica a importância desse procedimento para os pacientes do SUS das regiões. “Antigamente os pacientes precisavam se deslocar para Florianópolis e agora não precisa mais. Assim, encurtamos as distâncias e trazemos mais comodidade e conforto para eles. Além disso, o procedimento é rápido e mais seguro”.

Atualmente são realizadas duas cirurgias bariátricas por semana, sendo que a meta é chegar a três. De 2010 a 2023 já foram feitas mais de 500 cirurgias. O encaminhamento dos pacientes para realizar o procedimento no hospital é feito pelo Sistema de Regulação do Estado (SISREG).

Deixe um comentário