Baseado no censo escolar dos último cinco anos, a Secretaria estadual da Educação decidiu por encerrar o ensino médio em quatro escolas de Lages: Visconde do Cairú (bairro Vila Nova), São Judas Tadeu (Santa Helena), Belizário Ramos ( São Cristovão) e Maria Quitéria (Conta Dinheiro). A desativação será gradativa e neste próximo ano não será ofertado o primeiro ano o ensino médio.
Segundo o coordenador da Regional da Educação, Armando Duarte, a decisão se deu em função do número de alunos, muito pequeno para manter uma escola. Os alunos destas escolas matriculados no primeiro ano serão transferidos para outra unidade mais próxima.
Já foi assim, polêmico, a desativação das Escolas Aristialiano Ramos e a Melvin Jones. Esta última absorveu o Colégio Militar. É realmente uma situação problemática uma vez que a população não vem crescendo na mesma proporção que antigamente e a está ficando mais velha. A capacidade de algums escolas fica muito aquém do número de matrículas.
É algo que tem de ser discutido com a população.
“A EEB Visconde de Cairu aderiu ao ensino fundamental em tempo integral e em 2024 começa a atender os anos iniciais do 1° ao 5° de forma integral. E a partir de 2025 aos anos finais de maneira gradativa. Quanto ao ensino médio, a escola já havia solicitado mudança de matriz devido ao grande número de evasão. Hoje a escola possui apenas 62 estudantes no ensino médio, com turmas de 2a e 3a série com menos de 15 estudantes. Visando otimizar a oferta do ensino médio, e que o ensino fundamental em tempo integral precisa de espaço adequado, a SED, observando a baixa demanda da escola optou pelo reordenamento da oferta do ensino médio para as escolas do entorno”, disse Armando.
O EEB Belisário Ramos igualmente tem baixa demanda de estudantes no ensino médio: 1a série 50; 2a série 17 alunos e na 3a série um total de 36.
Já a EEB São Judas Tadeu terá ensino fundamental em tempo integral do 1° ao 9° em 2024. O ensino médio diurno possui na 1a série 33 estudantes. Na 2a série 24 e na 3a série só 8.
Na semana passada o IBGE divulgou a populacao dentre de cada faixa etaria. Tem menos adolescentes e criancas . Na faixa de 10-19 anos. Eram 35 milhoes no ano 2000, cairam para 28 milhoes em 2022. Claro que as turmas reduzem e deve haver adaptacao. Como os recursos sao escassos deve haver um planejamento para evitar desperdicios.
Se os recursos são escassos, pq pagar Universidade para filho de quem ganha R$ 20 mil e fechar escolas públicas e fazer filho de quem ganha 1 salário mínimo ter que ir estudar do outro lado da cidade?
A tendência é aumentar a procura pelo ensino médio nas escolas públicas, poque quem estuda nas escolas particulares fica FORA do universidade GRATUITA, a medida que os estudantes e os pais ficarem sabendo deste detalhe vai precisar de mais escolas públicas.
Vigésimo quarto, em evasão escolar! Sempre governado pela direita!!!!! Será que a educação é prioridade pra eles kkkkkk
Governo de direita de m… = LEMA: fechar escolas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TOMA BOLSONARISTAS LAGEANOS! eita gentinha que não aprende mesmo…o 9 dedos e Dirma abriram mais de 500 IFs, e o bozo? armando gente “boa”. Não dá pra negar fatos, será que dá seus ceguetas kkkkkkkkkkkkkkk, eu que aproveitei os meus “estudo” estou num deles e num deles meu filho se formou, gracias gobierno da la esquerda.
VOCÊ ACHA QUE A EDUCAÇÃO CUSTA CARO?
EXPERIMENTE A IGNORÂNCIA!
atreva-se a criticar isso, que eu quero ver!