Obras de duplicação da BR-470, uma das rodovias federais “candidatas” a terem pedágio (foto: Patrick Rodrigues)
O Plano Nacional de Outorgas Rodoviárias do Ministério dos Transportes, que prevê uma série de leilões para os próximos anos – serão quatro ainda em 2023 e 10 no ano que vem – propõe apenas para 2025 ou 2026 a concessão de rodovias federais em Santa Catarina. Isso inclui a BR-470, que é uma das principais “candidatas” ao pedágio após as obras de duplicação.
O prazo estendido leva em conta o atual desalinhamento entre o Governo do Estado e o governo federal sobre a proposta de pedágio para as rodovias catarinenses.
O projeto do Ministério dos Transportes para Santa Catarina, chamado de Rodovias Integradas SC, prevê a concessão híbrida de estradas federais e estaduais. Nos estudos, que estão em análise desde 2021, são incluídas sete rodovias federais que cortam o Estado, que equivalem a 1.647 quilômetros, e outras 25 rodovias estaduais, com 1.506 quilômetros ao todo.