Regional da Celesc esclarece a respeito do programa Bônus Eficiente:
CONSUMIDOR RURAL NÃO PODE PARTICIPAR DO PROJETO?
Podem participar do projeto somente os clientes residenciais, sejam eles urbanos ou rurais.
Os clientes rurais classificados em alguma atividade com fins lucrativos não poderão participar do projeto, conforme critérios definidos pela ANEEL.
Os clientes residenciais rurais que não possuem atividade com fins lucrativos e estão recebendo a negativa da Lojas Colombo no projeto, devem procurar uma loja de atendimento da Celesc para regularizar o cadastro no sistema.
Obs.: Através do sistema de consulta da Colombo/Celesc/3E Engenharia, após a consulta da unidade consumidora, o sistema retornará o aviso de permissão ou não para a participação do projeto Bonus Eficiente. O que restringirá a participação do cliente:
- Se a Unidade Consumidora for da “classe rural” e não pertencer à “subclasse residencial”.
- Se a Unidade Consumidora for da “classe residencial” e pertencer a “subclasse condomínio”.
- Se houver alguma dívida vinculada ao número do “cliente”, ou seja, o sistema fará um rastreamento se existe dívida do “cliente”, e não da“unidade consumidora”.
QUANTO TEMPO DEMORA A REGULARIZAÇÃO DA CLASSE DE CONSUMO E A MUDANÇA DE TITULARIDADE EM UMA LOJA DE ATENDIMENTO DA CELESC?
Para regularizar e/ou alterar a classe de consumo do cliente em uma loja de atendimento demora até 05 (cinco) dias úteis. A troca de titularidade é instantânea.
Ambos processos necessitam da presença do cliente na loja de atendimento da Celesc.
SE O CLIENTE POSSUIR DUAS OU MAIS UNIDADES CONSUMIDORAS (UC) NO SEU NOME, PODE SUBSTITUIR MAIS DE UM ELETRODOMÉSTICO?
Sim. Cada unidade consumidora (UC) dá direito a substituir um eletrodoméstico. Lembrando que o eletrodoméstico usado deve estar na UC informada no momento da compra, ou seja, não serão entregues dois ou mais eletrodomésticos na mesma UC.
O CLIENTE PODE SUBSTITUIR UM AR CONDICIONADO 7000 OU 7500 BTU ?
O cliente não poderá substituir os condicionadores de ar de 7000 BTU ou 7500 BTU.
Os produtos disponíveis são de 9000 BTU e 12000 BTU e, seguindo as regras do projeto, o eletrodoméstico do cliente deve ter capacidade igual ou superior ao eletrodoméstico desejado.
Outra informação importante é que serão substituídos somente condicionadores de janela por split hi-wall. Não serão substituídos split por split ou janela por janela.
POR QUE O CONDICIONADOR DE AR DE 7000 BTU E 7500 BTU NÃO ENTROU NO PROJETO?
Os recursos do Projeto Bônus Eficiente fazem parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e, por isso, seguem uma série de regras de viabilidade e RCB – Relação Custo Benefício.
O cálculo do RCB leva em consideração o montante investido, o consumo energético, a vida útil do eletrodoméstico e outros critérios para se obter o retorno do investimento. Este cálculo precisa resultar em um valor satisfatório que será enviado à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) ao final do projeto.
Para atender a todas as regras, poder executar o projeto e não ter o recurso glosado pela ANEEL, alguns eletrodomésticos, que possuem RCB insatisfatório, não puderam fazer parte do MIX de Produtos e outros eletrodomésticos, com RCB satisfatório, precisaram ser inseridos garantindo, assim, a viabilidade do projeto.
Então, os condicionadores de ar com baixa capacidade de refrigeração não resultaram em um RCB satisfatório e não puderam ser incluídos no projeto.
AS LOJAS COLOMBO VAI FAZER A DESINSTALAÇÃO DO AR CONDICIONADO DE JANELA?
Não. O cliente que adquirir um ar condicionado deve providenciar a retirada do eletrodoméstico antigo. Nenhum serviço de instalação ou obras civis será realizado pelas Lojas Colombo e pela Celesc.
POR QUE O FREEZER HORIZONTAL NÃO ENTROU NO PROJETO?
O freezer horizontal, além de obter um resultado muito ruim no cálculo da Relação Custo Benefício – RCB, não possui muitas opções de marcas e modelos com Selo Procel. Por isso, este modelo não pode ser incluído no projeto.
POR QUE, NO PROJETO, NÃO TEM REFRIGERADORES CONVENCIONAIS DE 420 LITROS?
A elaboração do projeto contemplava um refrigerador com estas características, que constava na relação do Selo Procel. No entanto, o mesmo saiu de linha de fabricação e portanto não pode estar no grupo de produtos disponibilizados.
É POSSÍVEL TROCAR UM REFRIGERADOR DE 2 PORTAS COMUM POR UM REFRIGERADOR FROST FREE DE 1 OU 2 PORTAS COM MENOS LITROS? POR QUE?
Somente é possível trocar refrigerador frost free por refrigerador frost free. Isto se deve ao fato de que os refrigeradores frost free são menos econômicos se comparados aos outros modelos de refrigeradores, ou seja, consomem mais energia.
Como este projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (PEE) a substituição dos eletrodomésticos só deve acontecer se houver economia significativa de energia elétrica. Por este fato é que existe a seguinte regra: o eletrodoméstico do consumidor deve possuir capacidade maior ou igual do que o eletrodoméstico novo na loja.
QUEM IRÁ CONFERIR AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELO CLIENTE ÀS LOJAS COLOMBO? E SE HOUVER INFORMAÇÕES INCORRETAS?
No momento da transação comercial com as Lojas Colombo, o vendedor irá explicar todas as regras do projeto bônus eficiente ao cliente e o mesmo irá assinar um termo de adesão onde declara que todas as informações prestadas são verdadeiras e passíveis de conferência sob pena de ter seu dinheiro devolvido e não receber o novo eletrodoméstico. A verificação das informações fornecidas pelo cliente serão conferidas no momento da entrega do eletrodoméstico novo.
Alguns consumidores serão sorteados para que seja realizada a medição do consumo do refrigerador usado. A mesma medição de consumo será realizada após a instalação do eletrodoméstico novo.
COMO AS LOJAS COLOMBO IRÁ VERIFICAR A ADIMPLÊNCIA DOS CLIENTES COM A CELESC?
A Celesc e as Lojas Colombo elaboraram um sistema de consulta on line. O vendedor terá acesso a este ambiente de consulta no momento da transação comercial com o cliente. Este sistema irá verificar qualquer pendência que o cliente tiver com a Celesc e vai habilitar ou desabilitar a continuação da venda. Portanto, caso o cliente possua alguma pendência, o vendedor fica sem conseguir prosseguir com a venda, devendo orientar o cliente a procurar uma loja de atendimento da Celesc mais próxima.
CLIENTES DE COOPERATIVAS OU OUTRAS CONCESSIONÁRIAS TERÃO DIREITO DE PARTICIPAR?
Somente poderão participar do projeto e terão direito ao bônus, os clientes residenciais, urbanos ou rurais, da Celesc Distribuição.
QUAIS SERÃO OS MODELOS OFERTADOS E OS PREÇOS PRATICADOS PELAS LOJAS COLOMBO PARA O PROJETO?
As Lojas Colombo foi a vencedora da licitação com os preços abaixo. O cliente que aderir ao projeto assinando o TERMO DE ADESÃO e fazendo a doação para a FEAPAES-SC, terá um bônus de 50% em cima desses valores.
Ar condicionado Split Frio
SPLIT 12.000 BTUS FRIO CONSUL CBY12 CELESC – R$ 1.320,00
Ar condicionado Split Quente/Frio
SPLIT 9.000 BTUS Q/F CONSUL CBZ09 – R$ 1.170,00
SPLIT 12.000 BTUS Q/F CONSUL CBZ12 – R$ 1.560,00
Freezer Vertical
FREEZER 1P 142L CONSUL CVU20 – R$ 957,08
Refrigerador 1 porta convencional
REFRIGERADOR 1P 241L CONSUL CRC28 – R$ 829,04
REFRIGERADOR 1P 261L CONSUL CRA30 – R$ 897,84
Refrigerador 1 porta frost free
REFRIGERADOR 1P 300L F.FREE CONSUL CRB36 – R$ 1.086,00
REFRIGERADOR 1P 342L F.FREE CONSUL CRB39 – R$ 1.238,04
Refrigerador 2 portas convencional
REFRIGERADOR 2P 334L CONSUL CRD37 – R$ 1.078,82
Refrigerador 2 portas frost free
REFRIGERADOR 2P 402L F.FREE CONSUL CRM45 – R$ 1.700,46
REFRIGERADOR 2P 437L F.FREE CONSUL CRM50 – R$ 1.848,51
ESTÃO DISPONÍVEIS SOMENTE OS PRODUTOS DA MARCA CONSUL?
A Celesc exige na licitação e no contrato que a empresa vencedora tenha produtos em todas as famílias solicitadas conforme cálculo do RCB e que os mesmos devem possuir Selo Procel de economia de energia. O fato de estarem disponíveis somente os produtos da Marca Consul é uma negociação direta entre as Lojas Colombo e os fabricantes de refrigeradores, freezers e condicionadores de ar.