Leitor do blog explica o ocorrido com a Rumo Logística

O problema ferroviário já vem ocorrendo a mais de um ano desde as enchentes no Rio Grande do Sul em 05/2024, então era só uma questão de tempo a completa desativação já que somente o tráfego até Lages (e que é ínfimo) seguia operante, enquanto isso ao Sul de Vacaria o trecho está completamente inoperante devido a deslizamentos, pontes caídas e trechos completamente destruídos da ferrovia… Só que no estado vizinho já existe um grupo que está debatendo com o governo melhorias e o que será feito pela concessionária (que possivelmente abandonará a concessão do tronco) mas uma das grandes possibilidades é que o tronco sul (justamente esse que passa por Lages) será completamente desativado pois se pensa em um novo trajeto que una MS, Paraná e RS passando por Chapecó, então sim, é muito certo que não veremos mais trens circulando por aqui e me entristece por que não vi nenhuma força de SC interessado nessa situação. Mas também convenhamos, ferrovia foi muito pouco aproveitada aqui, apenas combustível o qual é um dos mais caros do estado mesmo chegando de trem. Ainda assim com isso aquele negócio de porto seco (que poderia aproveitar a ferrovia) e aeroporto de cargas vai ficando cada dia mais distante da nossa região que infelizmente aos poucos vai perdendo o pouco mais que teve algum dia, tempos difíceis e tristes.

 

A competência é do governo federal porém ainda assim a malha hoje é privatizada e a concessão vence em 2027 (e esse é um dos motivos que leva a empresa a não querer investir) os estudos indicam que parar recuperar esse trecho vai ao menos 1 bilhão de R$ e claro que sem a renovação antecipada a concessionária não quer saber de investir tudo isso. É certo que já tivemos vários trechos abandonados pelas concessionários aqui no Sul. Um exemplo aqui em SC é a EFSPRG (ferrovia do contestado) que passava por Joaçaba. Poderíamos discutir aqui que o contrato da concessão é ruim, que o traçado dessa ferrovia também não era dos melhores, então são muitas nuances, porém é certo que se não houver um grande empenho de força política estadual é esse o mesmo destino do nosso Tronco Sul, ou seja, essa importante ligação ferroviária que liga RS a SP será definitivamente abandonada e assim ficará inclusive com a possibilidade de outra ferrovia que não passará por Lages. Hora, já passou da hora do governo estadual se juntar ao governo do RS (e claro nossas lideranças locais já deveriam ter puxado essa frente) e também cobrar o governo federal e concessionária sobre essa situação.

Carlos

12 comentários em “Leitor do blog explica o ocorrido com a Rumo Logística”

  1. A competência é do governo federal porém ainda assim a malha hoje é privatizada e a concessão vence em 2027 (e esse é um dos motivos que leva a empresa a não querer investir) os estudos indicam que parar recuperar esse trecho vai ao menos 1 bilhão de R$ e claro que sem a renovação antecipada a concessionária não quer saber de investir tudo isso. É certo que já tivemos vários trechos abandonados pelas concessionários aqui no Sul. Um exemplo aqui em SC é a EFSPRG (ferrovia do contestado) que passava por Joaçaba. Poderíamos discutir aqui que o contrato da concessão é ruim, que o traçado dessa ferrovia também não era dos melhores, então são muitas nuances, porém é certo que se não houver um grande empenho de força política estadual é esse o mesmo destino do nosso Tronco Sul, ou seja, essa importante ligação ferroviária que liga RS a SP será definitivamente abandonada e assim ficará inclusive com a possibilidade de outra ferrovia que não passará por Lages. Hora, já passou da hora do governo estadual se juntar ao governo do RS (e claro nossas lideranças locais já deveriam ter puxado essa frente) e também cobrar o governo federal e concessionária sobre essa situação.

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  2. A ferrovia de Lages já foi muito movimentada.
    Até meados de 2013 tempo da antiga ALL logística tínhamos inúmeros trens diários circulando com várias cargas diversas, sendo tanques de combustíveis (gasolina, álcool, diesel)
    cliquer, cimento, soja, milho, arroz, bobinas de papel, chapas e barras de ferro, peças industriais containeres, madeira mdf, compensados, ferro gusa, nitrogênio/oxigênio.

    Tenho registro de tudo isso aqui em Lages, que desde a existência da ferrovia tronco sul, nunca houve de parar a circulação.
    Realmente lamentável.

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    • Interessante é que a ALL ficou com um estigma de mal vista por ter abandonado alguns trechos à época, se visualizou com a compra dela pela Rumo uma possível melhora do modal ferroviário, só que ela acabou direcionando os investimentos no PR e SP enquanto SC e RS ficaram de lado muito devido ao contrato que se encerra em breve, com a desativação do trecho em Lages ela praticamente abandona quase que todo o trecho de SC e RS uma completa lástima por assim dizer.

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  3. Até agora só papo furado dos deputados Marcius e Neves, e a Dona Carmem que veio arrumar a casa bagunçada pelo Ceron e seus ratões que roeram a cidade.

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    • Embora eu concorde que faltou força política estadual e municipal envolvida nisso, pouco adiantaria em verdade, já que no RS há uma força tarefa grande onde inclusive o passeio de trem que é vendido em Gramado foi afetado e até agora sequer esse trecho conseguiram qualquer alteração, mas é claro que quanto mais força política melhor, se já houvessem se antecipado talvez já houvesse alguma alteração nesse cenário..

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  4. O governador em vez de ficar fazendo filminho jogando para a platéia em uma briga com o ministro dos transportes, deveria sim estar em audiências em Brasília pra recuperar os voos e não deixar a os trens pararem. MAS COMO GOVERNADOR, ESTÁ SOMENTE JOGANDO PRA PLATÉIA PENSANDO EM RELEIÇÃO, E A NOSSA PREFEITA UMA TRISTEZA, MAIS PERDIDA QUE SEGO EM TIROTEIOS! Com o fim dos trens, é o fim do polo de combustíveis que dão um retorno e tanto em arrecadação para o município. TRAGÉDIAS ATRÁS DE TRAGÉDIAS!
    Sem falar nos nossos deputados, totalmente despreparados, que também só jogam para a platéia e só pensão em reeleição. Capacidade mínima…

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  5. Porque não envolvem o governo estadual e federal e aproveitam e fazem uma ferrovia entre são Joaquim bom jardim e Urubici. Imagine a potência turística que seria na serra. Problema é tirarem o rabo da cadeira

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  6. O Governador Jorginho Mello,juntamente com o seu Secretário De Portos Aeroportos e Ferrovias,estão empenhados na obtenção da chamada Ferrovia Do Contestado que já está abandonada há mais de 30 anos pelas Concessionárias ALL e agora RUMO, esperamos que o Ministério dos Transportes,ANTT e outros liberem para o Governo Estadual de Santa Catarina ,inclusive o TRONCO SUL,já anunciado pela RUMO,que não existem interesses em operar,em razão de custoa altíssimos em sua recuperação devido as enchentes do ano passado no Rio Grande Do Sul…queira Deus,que os políticos,rezem no mesmo terço,pois só trará competitividade para os estados do Sul nesse modal,,frete mais barato….

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