Ex-prefeito contesta informações de Schmuler em relação a Escola Ideal

 

 

Boa tarde Olivete,

Diante da última matéria a respeito da escola padre Theodoro vejo a necessidade de minha manifestação. Pois bem a escola foi construída há 10 anos é notório que irá necessitar de manutenção ao longo do tempo. Quanto as rachaduras ficou comprovado através de laudos e pareceres de técnicos e Engenheiros que as mesmas surgiram em razão de um fenômeno climático. Quanto a piscina a mesma foi inaugurada em 2012 sendo que é certo que a mesma funcionava sim, inclusive me recordo que no dia da inauguração inclusive foi feito uma apresentação artística dos alunos da escola dentro da piscina isso posso afirmar em nome da ex prefeita Marta, uma vez que a mesma não está mais aqui para explicar, pois a obra foi inaugurada em seu mandato. Não considero obras mal feitas ou mal planejadas.
Infelizmente não obtive êxito na eleição de 2012 para que pudesse dar continuidade ao trabalho que vinhamos prestando ao município. Assim sendo as razões que levaram o atual prefeito a não utilizar nesses últimos 4 anos somente ele poderá responder. Todo gestor tem um proposito tem seu planejamento sua maneira de administrar tem sua visão. Infelizmente nem sempre um gestor que não vem do mesmo meio dará seguimento às ideias do anterior.

Osni Flávio de Oliveira

Ex-prefeito de Bocaina do Sul

ADR está dando destinação aos veículos inservíveis

Veiculos.jpg

Os 85 veículos inservíveis que estão no pátio da ADR, estão passando hoje pela descontaminação para que possam ser compactados e descartados. Eles estão atrelados a processos judiciais e foram liberados pelos juízes da comarca.

A maioria está lá há anos e o objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta, liberando espaços e protegendo o meio ambiente e a saúde pública. Em Lages, o serviço é executado na ADR, por uma empresa especializada contratada pela Secretaria de Segurança.

 

Viculos2.jpg

A descontaminação consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural. Esse processo deve ser encerrado na tarde desta quarta-feira, dia 26.

E já na próxima semana, em data ainda a ser definida, a ação culminará com a compactação/amassamento dos veículos. Os magistrados envolvidos no processo e a imprensa serão convidados a acompanhar os trabalhos.

Fotos : Janaina Guliato

Autorizada a elaboração do projeto para duplicação da BR 116

BT116.jpg

 

A  ANTT autorizou ontem (25) , a elaboração do projeto executivo para duplicação da BR 116, num trecho de 78,8 quilômetros.

O projeto de duplicação contemplará inicialmente, os trechos urbanos cortados pela rodovia em Santa Cecília, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Correia Pinto e Lages. Também estão no mapa das benfeitorias Mandirituba, Areia Branca, Rio Negro, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Residência Fuck e a Serra do Espigão, que demandará um projeto e análise mais aprofundada, por se tratar de uma serra.

BR116a.jpg

O prefeito de Correia Pinto Vânio Forster que  representa a Amures no Grupo Paritário de Trabalho – GPT, disse que esta autorização "vai representar um salto no desenvolvimento dos municípios lindeiros da rodovia. Uma grande conquista das três associações de municípios”.

O investimento estimado das obras é de R$ 484,6 milhões para os projetos executivos.

Fotos e informações: Oneris Lopes

Toni disse que não pode ser precipitado quanto ao reajuste dos vereadores

Tonichegada.jpg

Conversei com o prefeito em exercício, Toni Duarte, a respeito do reajuste dos vencimentos dos vereadores, uma vez que tem de passar pela sanção do executivo.

Ele lembrou que vai aguardar a redação final para saber exatamente como ficará e ao chegar no executivo, o prefeito ainda tem 15 dias para vetar ou aprovar.

"É melhor aguardar, pois qualquer decisão sem ter o conhecimento da redação final pode ser precipitado", diz Toni, uma vez que não se descarta, até a possibilidade dos próprios vereadores voltarem atrás.

Há também a questão de que amanhã termina a segunda licença do prefeito Elizeu Mattos. Se retornar, caberá a ele sancionar.

Policia prende mulher que estava há 8 meses foragida em Lages

presa.jpg

Ontem a Polícia Civil do 1º Distrito e da DIC de Lages prenderam Andrea Cury Brambilla, que estava foragida em Lages há oito meses, depois de ser condenada em Araraquara (SP) a 10 anos de prisão.

Segundo a polícia, Andrea integra uma organização criminosa que age no estado de São Paulo.

Ela estava se exercitando em uma academia quando recebeu voz de prisão.

 

Orçamento para 2017 já está tramitando na Câmara

Or__amento2017.jpg

 

O orçamento deste ano de 2016  foi de R$ 528.000.000,00, portanto o crescimento previsto é de apenas R$ 22 milhões.

A pasta que teve o maior aumento de receita prevista é a saúde que sai dos R$ 118 milhões deste ano para R$ 127, 2 milhões.

O repasse para a Câmara de Vereadores, que este ano foi de R$ 12 milhões e 500 mil, será de R$  13 milhões 395 mil no ano que vem.

 

Estado vai repassar seis parcelas do cofinanciamento da saúde

unnamed_25.jpg

Cerca de 200 secretários municipais de saúde, de 12 das 16 regionais de saúde espalhadas pelo Estado, foram ao Centro Administrativo, em Florianópolis, nesta terça-feira (25), para pedir que o governo repass os R$ 100 milhões em atraso dos pagamentos obrigatórios para com os municípios.

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS promoveu uma mobilização para que os recursos pactuados entre Estado e Municípios para o Atendimento Básico, de Média e Alta Complexidade da Saúde fosse regularizado. A manifestação conta com o apoio da Federação Catarinense de Municípios – FECAM.

 

unnamed_28.jpg

Pelo acordo discutido pela manhã,  o Estado pagará seis parcelas do cofinanciamento da Atenção Básica ainda neste ano e quatro parcelas seriam pagas em 2017, nesta conta não entram os valores referentes ao financiamento da Média e Alta Complexidade que representam R$ 30 milhões. Em relação a este valor, o Estado voltará à discussão para uma renegociação dentro de 15 dias.

 

unnamed_27.jpg

O deputado Fernando Coruja(PMDB) e os deputados Ana Paula Lima (PT) e Dirceu Dresch (PT) participaram do protesto. Coruja voltou a dizer que mais importante que investir em infraestrutura, é investir nas pessoas. "Sabemos que é necessário efetuar cortes nos gastos públicos mas esses cortes não podem incidir na saúde e na educação, porque o investimento nas pessoas não é volátil. Os países que hoje investem em infraestrutura, anteriormente investiram em saúde e educação e por isso se desenvolveram".

 

 

 

 

Vão aumentar os recursos que o estado destinará à saúde

 

Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda Constitucional que aumenta os recursos do orçamento destinados à saúde em SC. A alteração começa a vigorar já em 2017 e a progressão do percentual será até 2019.

Pela proposta aprovada pela Alesc, o percentual destinado à saúde em SC cresce dos atuais 12% para 13% já em 2017; no ano seguinte avança para 14%. A progressão será concluída em 2019, quando a fatia destinada será de 15%.

 

O encaminhamento da PEC da Saúde à Assembleia Estadual, ocorreu através do empenho de 154 Câmaras Municipais – propondo o aumento do repasse dos recursos da Saúde.

O deputado Fernando Coruja foi o mentor deste encaminhamento através das Câmaras.

unnamed_3.jpg

Foto: Lucimar Franceschini

 "É inédito em nosso Estado e um grande passo no sentido de demonstrar ao país que aqui em Santa Catarina priorizamos o cuidado com as pessoas".

Para Coruja, em momentos de crise "não faz o menor sentido pintar a casa, por fora. A prioridade é outra, e a aprovação desta PEC, hoje, mostra que estamos priorizando um investimento que não  é volátil".

 

Gabriel.jpg

Foto: (aliás, uma bonita foto) de Tarcísio Poglia

O deputado Gabriel Ribeiro (PSD), que votou favorável, destacou que é uma oportunidade de avanço no setor de saúde, pois a emenda constitucional garante maior volume de verbas orçamentárias para a saúde.

 

Vinícola de Campo Belo comemora 10 anos

Abreu.jpg

Esta quarta-feira, 26 de outubro, é muito especial para a Vinícola Abreu Garcia. Nesta data, há exatos 10 anos, era plantada a primeira muda de uva na vinícola, em Campo Belo do Sul, a 1.200 metros de altitude acima do nível do mar, na Serra Catarinense.

Uma extensa programação foi criada para comemorar a data, desde o lançamento do Espumante Geo, apresentação do novo site, premiação e degustações especiais.

unnamed_24.jpg

O grande evento vai ocorrer no dia 5 de novembro, na vinícola, e reunirá os que contribuíram para o sucesso da Abreu Garcia: pesquisadores, políticos, empresários.

Fotos: Paulo Scarduelli