Dois deputados tucanos devem ocupar pastas no governo Colombo

Enquanto o PR desembarca do governo Colombo, parece que o PSDB vai reforçar sua aliança.

A informação é de que Colombo deve chamar dois deputados estaduais para o secretariado.

vicente.jpg

Um deles seria o médico Vicente Carapreso para a pasta da Saúde. João Paulo Kleinübing vai reassumir sua vaga na Câmara dos Deputados.

 

url.jpg

E o outro seria o deputado Leonel Pavan, para a pasta que era de Filipe Melo: Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

Luiz Ademar Paes é o novo presidente do PMDB

Paes2.jpg

Luiz Ademar Paes foi eleito, nesta quarta-feira, por unanimidade, o novo presidente do PMDB Lages.

  
Paes era primeiro vogal que renunciou. Indicou para substituí-lo como vogal o ex-prefeito Elizeu Mattos.

Hampel que estava como presidente, volta para vaga de vice-presidente e também fica como delegado do PMDB.

Paes.jpg

Paes foi vereador por quatro mandatos.

Um show de gastronomia usando apenas as frutas serranas

20161108_202652.JPG

Núcleo de Estudos em Gastronomia do IFSC de Florianópolis, liderado pela professora Fabiana Mortimer Amaral, realizou um workshop , na unidade do IFSC de Lages, na terça-feira, sobre a utilização das frutas serranas.

 

Acho que todos os donos de restaurantes da cidade e especialmente os que atuam no turismo rural deveriam ter participado. Uma verdadeira preciosidade o que eu vi e degustei lá. Ninguém imagina o que se pode fazer com algumas frutas nativas da Serra e o que os professores e alunos do curso de gastronomia do IFSC mostraram.

Drinque1.jpg

A começar pelos drinks com creme de jabuticaba, steinhaeger e água.

 

drique.jpg

A cerveja de pitanga e o chá de capim cidreira com jabuticaba e amora.

IMG_20161108_191629119.jpg

A professora Fabiana mostra o primeiro prato: crepe de trigo sarraceno com truta defumada na casca do pinhão…

truta.jpg

Guarnecido com crime de uvaia e pitada de maracuja do mato (vermelhinho)

Descobri, por exemplo que pode ser feito um gosto pão com o trigo sarraceno. Em apenas dois lugares no estado se cultiva este trigo:  em Canoinhas e na colônia japonesa do município de Frei Rogério.

Maracuja1.jpg

Ai está o maracuja do mato, ou maracuja doce.

Maracuja.jpg

Também foi servido um cordeiro com goiaba serrana e azedinha. Isso mesmo, essa azedinha que vemos nos nossos jardins. A goiaba é aproveitada em sua totalidade. O serrano aproveita apenas o miolo e joga o resto fora. Pois este resto tem um sabor inigualável, no prato com cordeiro.

Já quando a azedinha:

azedinha.jpg

Olha ela ai, no mousse de goiaba serrana, que foi servido….

20161108_204908.JPG

Com crumble de castanha do Pará e Couli de uvaia e grumixama. Grumixama é essa frutinha preta, que pode ser encontrada até em algumas arvores das praças.

20161108_203902.JPG

Há ainda os sorbets de uvaia (foto) e de goiaba serrana. Simplesmente delicioso!

 

E ainda……

esta.JPG

Olha essa mesa maravilhosa com tudo preparado com ingredientes serranos.

esta1.JPG

Já imaginou um turista se deparar com essas maravilhas, que só encontrariam aqui na Serra?

Bencasado.jpg

Ai estão os bem-casados recheados com creme de uvaia

Cuca.jpg

Esta cuca é uma das melhores que já provei. Feita com farofa de azedinha e compota de goiaba 

Cupke.jpg

Cupcakes de amora com creme de azedinha e outro de poupa de goiaba com creme de uvaia. Também de sabor inigualável.

Bombom.jpg

Bombons de chocolate belga com geléia de uvaia e goiaba serrana.

Pinh__o.jpg

Biscoitos: um feito de amido de pinhão com geléia de amora e outro de fibra de pinhão com geléia de uvaia.

A ideia do Núcleo de Estudos em gastronomia é difundir o aproveitamento das frutas nativas que encontramos na nossa região e criar uma identidade gastronômica para a Serra. 

Realmente hoje não se encontra nada disso que vi e provei no workshop.

Presente no evento, o empresário Edésio Forbici ficou entusiasmado com o potencial das frutas nativas e sua ampla possibilidade de uso na culinária.

 

Coruja diz que vai se dedicar à causa da criança

unnamed_15.jpg

 

O deputado estadual Fernando Coruja anunciou que vai se dedicar à criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância e de um Projeto de Lei que será elaborado a partir de uma ampla discussão com os órgãos e instituições estaduais e com a sociedade em geral sobre a primeita infância.

Coruja lembrou que "em Santa Catarina, onde temos mais de 6 milhões de habitantes,  cerca de 7%  são crianças menores de cinco anos.  Para essas crianças, é fundamental a atenção da família, da sociedade e do Estado e é nesse sentido que vamos atuar a partir de agora". 

Para o parlamentar, "trata-se de uma questão complexa, que deve ser bem conduzida para que ações e políticas específicas tragam a melhoria da vida das crianças neste período tão importante de suas vidas"

 

Poucos parlamentares atenderam ao chamamento dos prefeitos

unnamed_14.jpg

Os prefeitos eleitos de SC qu estão em Brasília, chamaram os parlamentares do Estado, na terça-feira, para participarem do encontro da CNM, mas apenas o senador Dalirio Beber (PSDB) e os deputados federais Celso Maldaner (PMDB) e Décio Lima (PT) atenderam ao chamado. Além deles, a deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB) também compareceu a reunião paralela a programação do Seminário Novos Gestores promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com representantes da região Sul. 

A presidente da Fecam, Luzia Lourdes, convocou os prefeitos e classificou o não comparecimento da maioria dos parlamentares como falta de respeito com os prefeitos. 

Pauta de reivindicação municipalista foi entregue aos presentes, e eles se comprometeram com o trabalho em favor do municipalismo.

“Nós estamos aqui solicitando atenção à pauta municipalista e atenção aos atrasos que o governo federal vem tendo com os Municípios de Santa Catarina, principalmente da área de Saúde – quase R$ 60 milhões”, informou a presidente da Fecam. 

Em relação às reivindicações, o deputado Maldaner, reforçou: “nós estamos recebendo uma pauta, e vamos nos comprometer com as possibilidades de atender o que está aqui”

Foto e informações: Oneris Lopes

Câmara vota a flexibilização da transmissão da Voz do Brasil

 

O deputado federal João Rodrigues (PSD) comemorou nesta terça-feira (8) a aprovação do projeto em plenário que flexibiliza o horário de veiculação do programa de rádio Voz do Brasil.

O texto do projeto de conversão da medida provisória (MPV741/16) prevê que todas as emissoras de rádio do país poderão veicular o programa entre 19 horas e 21 horas do mesmo dia.

O plenário da Câmara dos Deputados ainda deve votar os destaques do texto, e a matéria seguirá então para o Senado Federal

Licitação das passarelas da BR 282 acontecerá no dia 29

passarela.jpg

 

A licitação para a construção das passarelas na BR-282, no perímetro urbano de Lages acontece no dia 29 de novembro. A informação foi confirmada pelo superintendente do Dnit-SC, Vissilar Pretto, durante reunião com a deputada federal Carmen Zanotto em Florianópolis, nesta semana. 

As empresas darão lances de forma online e a empresa que der o menor valor será a vencedora. No mesmo dia será conhecida a empresa que deverá realizar a obra, o processo online pode ser acompanhado pelo site Compras Net. 

A deputada Carmen Zanotto irá acompanhar todo o processo. 

Foto: Silviane Mannrich

Ceron não vai chamar nenhum vereador para o secretariado

 

Em sua declaração ao DC a respeito da discussão sobre a lei que impediria um vereador a vir ocupar uma secretaria, Antônio serio teria dito:

 "Eu não penso em levar vereadores para o secretariado"

Está aí o primeiro indicativo para a montagem do secretariado. Ele não prevê o chamamento de nenhum deles.

É que havia especulação quanto ao nome de Aidamar Hoffer para a pasta de Educação e,

de Luiz Marin para o Meio Ambiente, se é que esta pasta continuaria a existir.

Isso está descartado.

 

Ambos deverão continuar na briga pela presidência da Câmara. Aliás, vai ter mais candidato do que vereador para votar.

Além destes dois ainda estão no páreo  Gerson dos Santos e João Chagas. As chances crescem para aquele que tiver mais trânsito na futura bancada de oposição.

Sobre a contribuição para ajudar a PM

 

 

Até entendo que o comandante da PM, Tenente Coronel Alfredo Nogueira, tem razão em seu argumento de que se a comunidade não colaborar não há condições de melhorar a estrutura da PM para manter a segurança no município.

Alfredo.jpg

 “Não dá para ficar esperando que Florianópolis ou Brasília faça isso”, diz ele.

De fato, a sua preocupação, enquanto comandante, é de buscar alternativas para viabilizar a tarefa de garantir a segurança da população.

Concordo também que a contribuição de R$ 1,00 descontado na fatura da Semasa, como propõem os vereadores Thiago Oliveira e Rodrigo Silva, como ajuda para o aparelhamento da PM, não pesaria para ninguém. Muito mais sendo espontânea. Contribui quem quer.

Contudo, está lá na constituição que a segurança da população é dever o Estado.

Se o Estado não tivesse dinheiro, também entendo que a população deveria contribuir.

Mas…. hoje pagamos uma exorbitância em impostos e o que é feito deste dinheiro? Uma parcela imensa vai para pagamento de salários dos funcionários do executivo, legislativo e judiciário. Salários milionários e as muitas mordomias e benesses distribuídas entre os apadrinhados que compõem esses poderes. A população em geral, da qual querem tirar um real para garantir a segurança, tem ideia do quanto ganha hoje um juiz? O quanto é gasto por mês com cada deputado? Ou o valor gasto em aposentadorias milionárias de ambos os poderes? O quanto custa por mês para manter o helicóptero que fica disponível para o deslocamento do governador?

Esses são apenas alguns exemplos de como é gasto o dinheiro arrecadado com os impostos.

 

Porque não fazer diferente…..

Portanto, se não podemos mudar essa realidade citada, ao invés de fazer uma moção ao prefeito para sugerir essa contribuição, os vereadores devem fazer uma dirigida ao governador para fazer voltar o convênio entre a prefeitura e a pasta da Segurança nos termos anteriores, onde 75% dos recursos ficavam com o município.

Destes, a prefeitura repassava mensalmente de R$ 35 a 40 mil à PM para manutenção da frota. Hoje esse dinheiro vai para um fundo estadual que é depois rateado entre os municípios para custear a segurança. Não é sem razão que a comunidade tenha reagido negativamente à proposta.

 

Moradores reagem a escolha do local para instalação da residência terapêutica

 

Amanhã será inaugurado no loteamento Jardim  Cepar, uma unidade onde funcionará o serviço residencial terapêutico, dentro do programa de Saúde Pública.

 

Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

A leitora do blog, Neusa Franco, está questionando a escolha do local sem consulta à comunidade:

 "Este serviço residencial terapêutico foi criado para desmonte dos manicômios – justo – porém acredito que não deva ser instalado tão próximo às residências. E que deva ser consultado a comunidade antes de tal instalação. A prefeitura já paga aluguel a três meses do imóvel em questão – e permaneceu com ele fechado  este tempo- tempo este suficiente para informar os moradores do bairro os quais são a "vizinhança" do local. Para que a comunidade pudesse se manifestar – a comunidade tomou conhecimento no dia 07/11 três dias antes da inauguração marcada para 10/11"

 

Pelo visto não é apenas a Neusa que está reclamando:

casa_1.jpg

O CL traz matéria a respeito, pois a comunidade quer impedir a implantação do serviço nesta moradia.