Emenda Amin é pior do que da anistia do Caixa 2

amin.jpg

amin2.png

Depois de a tentativa de anistiar o caixa 2 ser abafada por um acordo entre representantes do Executivo e do Legislativo, uma nova proposta pode acabar facilitando que políticos se livrem de ser julgados não só por esse, mas por qualquer tipo de crime. A emenda Amin, ideia do deputado Esperidião Amin (PP-SC), pode ser incluída entre as 10 Medidas Contra a Corrupção e prever que políticos em mandatos eletivos só sejam investigados por crimes cometidos em, no máximo, o período de um ano. O parlamentar fala em celeridade, mas juristas alertam que essa pode acabar se tornando uma prescrição antecipada de crimes.

O procurador do Ministério Público do Paraná (MP-PR) Rodrigo Chemin Guimarães considera que, se aprovada, a emenda criará uma “categoria de réus inalcançáveis. É até mais grave que a anistia ao caixa dois. É a anistia na prática para todo e qualquer crime das pessoas com foro especial por prerrogativa de função”. Ele acrescenta que a medida é inconstitucional, pois contraria o artigo 37 da Constituição Federal. “A Constituição considera que a administração pública é orientada pelo princípio da eficiência. Aprovar regra que imponha prazo muitas vezes inexequível para investigar justamente crimes que lesam o erário é violar, portanto, o princípio da proibição de proteção deficiente”. 

 

Sinceramente, o deputado Esperidião Amin me surpreendeu negativamente, mesmo porque eu o tinha em alta conta.

Padres da diocese pediram a cabeça do bispo d. Irineu

 

O repórter Daniel Goulart revelou hoje (01) que a transferência de bispo d. Irineu Andreazza decorreu de uma solicitação de alguns padres que foram a nunciatura pedir a sua transferência.

 

Uma carta escrita pelo padre Carlos Pamplona, chanceler da cúria diocesana, encaminhada aos padres da paróquia denuncia a maquinação feita com o objetivo de afastar D. Irineu.

 

Nela, ele denuncia a “maquinação pelas costas, de acusação, da traição, da ideologia barata e da necessidade de mandar e não aceitação do diferente”.  Incita os padres denunciantes que foram ao arcebispo pedir a cabeça de d. Irineu “ que se apresentassem em público na reunião do clero”.

Realmente esses padres tiveram uma atitude muito pouco "cristã". Pregam o que não praticam.

 

Também tive acesso ao documento abaixo, confira:

cartaChanceler_1.jpg

Galeria vai solucionar problema no Ipiranga

unnamed_8.jpg

A prefeitura investiu em torno de R$ 30 mil na obra em execução na rua Marciano Antunes, no bairro Ipiranga, com a substituição de uma ponte e vigas de madeira por galerias de concreto em um córrego do local, solucionando um problema vivido por décadas pela comunidade daquela região.

A medida de resolutividade eliminará os paliativos até então, ou seja, não será mais preciso manutenção da ponte de madeira a partir da troca de rampas de madeira.

O secretário Joinha acompanhou pessoalmente, ontem, a execução da obra.

Foto: Sandro Scheuermann

Vereadores não reeleitos tentam alterar horário e dias das sessões da Câmara

No apagar das luzes desta legislatura, a Câmara de Vereadores tenta aprovar mudanças. Está tentando fazer em duas sessões o que não fez em quatro anos.

Entre as matérias que deu entrada nesta semana está a que estabelece mudança no horário das sessões.

 

Arquivo_1.jpg

Estabelece que as sessões passam a ser realizadas nas terças e quartas-feiras, com início às 14 horas.

O interessante que, com exceção do vereador Vone Scheuermann, todos os outros que subscrevem o projeto de resolução não estarão mais na Câmara na próxima legislatura. Nove assinaram, mas apenas um foi reeleito.

Quem acompanha as sessões da Câmara não gostou da medida porque, segundo o entendimento, "limitaria o acompanhamento das sessões".

E, me parece que também a transmissão através da TV Câmara, ficará impedida, porque, neste horário, a prioridade é pela transmissão das sessões da Assembleia.

Há ainda outra questão…

e talvez seja esta a verdadeira razão: vereadores que têm outras atividades profissionais – alguns são servidores do município (David) e do estado (Gerson) – terão de optar por permanecerem somente vereador.

Zanella é Bicampeão catarinense de Tiro Prático

unnamed_6.jpg

 

O atleta lageano, Giovanni Zanella, atirador e instrutor de armamento e tiro, venceu a décima etapa do campeonato catarinense de tiro prático e conquistou o bicampeonato. Zanella disputou a categoria classic, umas das mais disputadas, devido a igualdade de capacidade de tiro das armas.  

A competição que foi realizada em Criciúma, no último final de semana, nos dias 26 e 27, reuniu mais de 120 atiradores. 

“Foi uma competição com alto nível nas pistas, sem contar o calor de 37 graus que assolou os dois dias de prova. Foi um fator que comprometeu muito o desempenho, mas no final deu tudo certo,” comemora Zanella. 

Foto e informações: Keltryn Wendland

Campeãs estaduais de futsal feminino sub 20

 

goleador.jpg

 

As Leoas da Serra vencerem, ontem (29, o time de Balneário Camboriú por 4×2. 

Hoje (30) as meninas do time lageano venceram a equipe de Brusque por 5×2 e com isso ficaram com o título da temporada ou seja: são Campeãs estaduais de futsal feminino sub 20. O jogo foi no Caça e Tiro, pela manhã.

A foto é de Nilton Wolff

Tucanos de vários municípios da Serra começam a se articular para fortalecer a sigla

Tucanos.jpg

 

O presidente do partido em Lages, Roberto Amaral, convidou representantes da Comissão Diretiva Tucana dos municípios que compõem a Amures para definir algumas tratativas. 

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (30), em Lages e reuniu representantes dos 18 municípios da região da Amures.

“O encontro de hoje congregou o PSDB de toda nossa região, uma vez que o partido está cada vez mais forte a nível nacional e estadual. Vamos trabalhar firme e sempre juntos para defender nossos valores e objetivos”, destaca Roberto Amaral.

Para o prefeito eleito de São Joaquim, Giovani Nunes, este é o momento de direcionar o partido para um novo cenário na região serrana. “Precisamos agir com a coragem e dignidade que sempre tivemos, para alçarmos novos voos, focando na representatividade tucana em toda região”, afirma.

O próximo encontro do grupo acontecerá no início de 2017 em São Joaquim.

Planalto Lageano trouxe um monte de troféus do Festival de Esmeralda

 

O CTG Planalto Lageano, participou no final de semana (26 e 27) da 1ª Etapa do Festival Nacional da Cultura Gaúcha, que aconteceu em Esmeralda – RS.

la.jpg

A Invernada Veterana “Estância do Pinheirinho” sagrou-se campeã na categoria danças veterana, e a Invernada Adulta "Celso Scos", recebeu o troféu de 3º lugar na modalidade danças adulta. Além da modalidade Danças Tradicionais, o CTG participou dos concursos de modalidades individuais conquistando as premiações de: 

 

la1.jpg

·         2º lugar em Solista Vocal Adulta com a prenda Ana Carolina Goulart;

·         2º lugar em Violão Solo, com o peão Gabriel Machado Luis;

·         2º lugar em chula veterano com o peão Rafael Afonso da Silva;

 

la3.jpg

      3º lugar em Declamação pré-mirim com a prenda Manuela Freitas;

 

·         3º lugar em Declamação veterana com a prenda Zuleide Borges;

·         3º lugar em Solista Vocal pré-mirim com a prenda Manuela Freitas;

·         4º lugar em Declamação Veterano com o peão Galeno Acir Nunes;

·         5º lugar em Declamação Veterano com o peão Ademar de Jesus;

·         6º lugar em Solista Vocal Adulto com a prenda Cristiane Chardozino.

·         6º lugar em Solista Vocal Adulto com a peão Gideão Chardozino.

A delegação do CTG Planalto Lageano, participou com 125 membros entre músicos, instrumentistas, dançarinos, declamadores, chuleadores e equipe de apoio. 

Avança a discussão para implantação de um novo ponto de captação de água no Caveiras

semasa3.jpg

 

Reunião realizada na sede do SCC com o presidente do CONSEL -Conselho de Segurança de Lages -, Roberto Amaral, o promotor Renee Braga, o secretário da Semasa, Benjamin Schultz, o Gerente do Departamento de Meio Ambiente da Ambev, Fábio e o vereador Mushue Hampel, discutiu a respeito da moção legislativa que propõe a adoção de mais um ponto de captação de água a montante da ponte sobre o Rio Caveiras, na SC 114.

semasa2.jpg

O debate foi técnico e chegaram a conclusão que trata-se de um assunto balizado em dois pilares: Segurança e Sustentabilidade.

 

semasa.jpg

"Visitamos a ponte no início da tarde e marcamos uma próxima reunião técnica para quarta feira dia 07 /12, onde serão apontadas as questões técnicas para levantamentos preliminares e dar o start para a execução do projeto da obra", observou o vereador Hampel.