
Até agora Manoela de Sousa Tomaz, de 16 anos, que tem um sério caso de escoliose, está aguardando a cirurgia. Há cerca de um mês a Secretaria da Saúde estava atrás de um equipamento para que o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres possa realizar a cirurgia.
Laudo médico confirma que único tratamento é a cirurgia e se não for feita terá inclusive comprometimento de outros órgãos como o coração. Manoela já está com dificuldade de respiração.
Na semana passada ela chegou a ser chamada para a cirurgia, mas em contato com o médico e o hospital constatou que o equipamento não havia sido solicitado pelo hospital. Se fosse pagar particular o custo seria de R$ 115 mil e a família não tem condições.
A cirurgia está agora dependendo unicamente na dependência destes equipamentos que custam R$ 7 mil e que está aguardando autorização da Secretaria Municipal de Saúde.
Todos os exames (e são muitos) que Manoela fez, da última vez, têm validade até o dia 25 de dezembro, se não acontecer a cirurgia até lá, terá de repetir tudo de novo e recomeçar todo o processo.
Ela está esperando esta cirurgia há seis anos.