Nessa modalidade de empreendimento, realizada através da parceria entre prefeitura, Caixa e construtora, coube ao Município realizar a seleção e cadastro das famílias interessadas. Já o contrato foi efetuado pela caixa, após o cruzamento de informações e aprovação do cadastro. As famílias contempladas assinaram o contrato com a Caixa, cientes de que não poderia haver desvio da finalidade do imóvel.
Desde modo, quando ocorre alguma irregularidade, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, recebe a denúncia e a encaminha para a gerência habitacional da Caixa, que é a responsável pelos trâmites administrativos e judiciais, através da Justiça Federal. Nesse ponto, cabe destacar que somente após a reintegração do imóvel via judicial, a Secretaria pode encaminhar outra família (com o perfil regulamentado pelo programa) para ocupar a residência.
Para coibir as irregularidades, estamos realizando em parceria com a SEMASA, a individualização dos hidrômetros. Assim, somente o mutuário regular do contrato poderá efetuar seu pedido de individualização. Em se tratando de terceiros, o hidrômetro será retirado e o fornecimento da água cortado. Esse processo já foi concluído no condomínio Tozzo, no bairro Bela Vista e está em fase de conclusão no Aristorides na Várzea. No mês que vem será realizado no condomínio Argemiro, localizado também no bairro da Várzea. Já o condomínio Pedro Filomeno, no Bela Vista, por se tratar de construção horizontal já foi executado com hidrômetros individuais.
Em relação à individualização/
Atenciosamente,
Samuel Ramos
Secretário de Assistência Social e Habitação