Estão tramitando dois projetos na Assembleia Legislativa para pôr fim às ADRs. Um da petista Ana Paula Lima e o outro do tucano Doia Guglielmi.
Desde quando foi criado, na administração de Luiz Henrique estas secretarias foram muito questionadas, tanto que o próprio governador Colombo, na época dizia que eram cabides de emprego.
Quando assumiu o governo, ao qual chegou com a ajuda de LHS, engoliu o discurso e sustentou o modelo até o fim. E, como diz o jornalista Upiara Boschi, "não pretende ser o carrasco da bandeira administrativa do ex-governador", mas em seu governo as SDRs perderam orçamento, autonomia e peso político.
"Hoje, as estruturas funcionam mais como uma espécie de museu dos anos LHS na máquina pública", diz o jornalista.