Na audiência pública sobre segurança, proposta pelos legisladores David e Hampel (ambos do PMDB) também teve a participação de moradores de Urupema, que relatram a preocupação e o medo dos moradores do interior em relação aos assaltos noturnos. Somente neste mês, 15 residências foram arrombadas.
Segundo Nogueira, o trabalho da polícia não para e muitas vezes passam despercebidas aos olhos da comunidade, mas dados da Central de Emergência 190 comprovam o esforço. De janeiro até setembro deste ano foram atendidas 256 mil ligações de Lages e região, uma média de 950 acionamentos diários.
“Temos o melhor policiamento dos últimos tempos, uma equipe focada em ajudar e a combater o crime”, disse.
Delegado da Polícia Civil, Luiz Ângelo Moreira participou pela quarta vez de discussões sobre segurança na Casa Legislativa e afirma que o principal fator ligado à marginalidade é a falta de educação dada pelos pais ou educandos às crianças.
“Precisamos investir em educação, educar cedo para se tornarem cidadãos de bem, não adianta depois que cometem o crime e chegam a delegacia”, comenta.
Ele disse ainda que os trabalhos da Civil e Militar andam juntos, por isso grandes operações estão sendo realizadas, como a da última semana quando desmantelaram uma quadrilha pronta para assaltar uma agência bancária na cidade.
Fotos: Bruna Burigo / Camila Constantini