
Moção apresentada nessa terça-feira, pelo vereador Marião (PSB) à mesa diretora da Câmara de Vereadores.
MOÇÃO LEGISLATIVA:
Devido ao momento que vive nosso país, onde diversas câmaras de vereadores estão diminuindo gastos e reduzindo salários para que possam ser aplicados em áreas essenciais como saúde educação e, ainda para terminar obras que estão paradas por falta de recursos devido a tão falada queda na arrecadação do município e para evitar que haja mais desemprego e como consequência vários problemas sociais, venho, por meio desta, solicitar que sigamos o exemplo de muitos municípios do Brasil onde, medidas são tomadas na busca de auxiliar a comunidade através de providencias, como:
1- Diminuir o salário dos vereadores em 80% do vencimento.
2- Limitar o número de funcionários (considerando inclusive, terceirizados 3 funcionários por vereador) ,para que exista redução de despesas;
3- Suspender imediatamente empresas terceirizadas, com contratos vencidos;
4- Contratar serviços só de extrema necessidade;
5- Automóveis da câmara só saem para serviços de extrema necessidade com respectivo controle de entrada e saída, somente para uso dos vereadores, em horário de expediente, e sempre com um dos motoristas oficiais, os automóveis, devem ficar no estacionamento aos sábados, domingos e feriados;
6- Reduzir gastos com mídia em 80%;
7- Da mesma empresa que presta serviço de vigilância contratar funcionários essenciais, ou seja, para limpeza da casa, jardineiro, telefonista, operador de Xerox não mais do que 06 (seis) distribuídos da melhor forma;
8- Celular só para o vereador com cota fixa devendo ser cumprida;
9- Rever verbas de gabinete, gastos com tinta (toner) e material de informática, bem como as verbas de correio;
10- De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e o Ministério Público (MP) acabar com cargos comissionados sem atribuições e em desvios de função;
11- Limitar para 12 vereadores na próxima legislatura.
Sala das Sessões, 05 de outubro de 2015.
MARIÃO Vereador/PSB
Entendo que se o vereador tivesse mesmo o objetivo de fazer com que essas medidas fossem tomadas pela mesa da Câmara, teria chamado a mesa diretora para que fosse formulado um projeto legislativo.
O que vocês acham que a mesa diretora fará com essa moção?
Vai colocá-la na gaveta junto com aquela ação de iniciativa popular com 12 mil assinaturas dos eleitores de Lages.
O que disse o Vone da moção do Marião:
“Quando o senhor não acha nada para incomodar, o sr. vem com essa proposta louca”.
E o vereador Adilson Padeiro:
“É tão demagogo que até o senhor acredita no que está dizendo. Quer reduzir os vereadores porque quer ser prefeito e assim fica mais fácil manipular a Câmara”
E o vereador Chagas:
“Está tentando jogar a comunidade contra o vereador. Mas nem os seus companheiros estão apoiando a moção. Não pediu a assinatura nem de seus companheiros de bancada”
Vereador Marcius:
“Mas, se concorda com a redução do número de vereadores porque não assina a emenda à lei Orgânica que pretendemos dar entrada nessa casa? Temos cinco assinaturase precisamos de sete. Assine então essa emanda que pede também a redução do repasse à Câmara de 6% para 4%”
E David:
“Acho lamentável. Se quer reduzir os vereadores deveria começar renunciando, pois se acha tão autosuficiente que não admite que outros tenham a oportunidade de aqui chegar. Se está achando que ganha demais devolva o dinheiro”.
E a vereadora Aidamar:
“Pediria que o vereador calce a sandália da humildade e retire essa moção para que possamos discutir melhor a proposta”.
E o Pastor Mendes:
“Não sei como o vereador faz, porque eu, só de combustível para percorrer os bairros, gasto mais de mil reais por mês. Da forma que está aqui, só esqueceu de incluir o gasto com papel higiênico, que teria também de ser tirado e subsituído por jornal”.
Apenas três vereadores votaram à favor da moção.