Mais de mil pessoas hoje se dedicam ao mountain bike em Lages

 

O médico Osmar Guzatti que, é ciclista há mais de 40 anos, informou  para mim e Milton Barão que hoje são mais de mil pessoas, em Lages, adeptas do Mountain Bike, reunidos em vários grupos.

 

Grupos existentes: Pedala Lages, coordenador por ele e Marcos Albuquerque; o Bike Serra, de Severiano CHT, o Ciclista Lages integrado por Rafael Dellajustina e Diego Oliveira e o Pedal Rosa, integrado por mulheres, a maioria esposa dos integrantes dos demais grupos.

 

BikeSerra.jpg

Guzatti chegou a adquirir essa blazer só para as atividades do grupo

 

Esses grupos são organizados e desenvolvem um trabalho sério de organização de competições, mapeamento de trilhas e de educação dos ciclistas. Sem contar as ações sociais quem veem fazendo nos finais de ano com arrecadação e doação de brinquedos, bicicletas usadas e mesmo ranchos.

 

O ciclismo virou moda

 

Guzatti observa que há 15 anos eram apenas 12 pessoas que atuavam no grupo com ele e, hoje está se disseminando a prática desse esporte. Os novos adeptos têm um acompanhamento todo especial, em determinados dias da semana, em que receberem orientação e informações não só para aprender a andar como também sobre legislação e educação no trânsito.

 

Uma dessas orientações é com relação ao comportamento e a relação do ciclista com a natureza. Se fazem uma trilha, por exemplo, sempre um está encarregado de recolher o lixo. Nada deixam pelo caminho.

 

E quanto ao parque ecológico?

 

No caso do Parque Ecológico ele lembra que realmente está um tanto abandonado: além da pichação, a madeira dos pontilhões está podre, se desfazendo.  E reconhece também que o parque é para caminhadas e não trilhas de bicicletas.

Deixe um comentário