Desta vez foi o próprio presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ricardo Lewandowskique deferiu o pedido de suspensão de liminar para o retorno do prefeito Elizeu Mattos ao cargo, depois de exatos 10 meses de afastamento (foi no dia 5 de dezembro de 2014).
Segundo o advogado Ruy Samuel Espíndola, com essa decisão ficam suspensas tanto a liminar do Tribunal de Justiça de SC, na ação criminal, como da Ação de improbidade administrativa que tramita na Vara da Fazenda de Lages.
Obviamente que as ações continuam tramitando na Justiça, e hoje começam a ser ouvidas as testemunhas arroladas no processo, mas tais processos são demorados para chegar ao seu final, e não deve acontecer antes do final de seu mandato.
A notícia do retorno de Elizeu à prefeitura, coincide com a conclusão de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado nas contas da Semasa.
Por conta das denúncias foi realizada uma verdadeira devassa nas contas da secretaria dos últimos três anos e, segundo consta neste relatório, não foram encontradas nenhuma irregularidade no que tange a desvios de dinheiro e pagamentos ilegais.
Esse relatório deverá também constar da ação que está na justiça, em especial a que trata da improbidade administrativa.

Prefeito Elizeu chegou às 7h50, na prefeitura e muita gente foi recepcioná-lo. Foto de Jota Damasceno

Fotos: Jota Damasceno
Logo a seguir chegou o vice-prefeito Toni Duarte. Ambos conversaram no gabinete do prefeito. Certamente Toni foi repassar as informações sobre a situação da prefeitura.
Eles não conversaram durante os 10 meses que o prefeito esteve afastado.
Tem gente vendo nisso problemas entre eles
Mas ocorre que…..
a justiça havia determinado que Elizeu não tivesse contato algum com a administração.
Elizeu reassumiu nesta segunda-feira e, acredito, deverá retomar também os projetos que ficaram em suspenso com seu afastamento e que Toni Duarte só cumpriu em parte: reduzir o quadro de comissionados e até enxugar o número de secretarias (ao que parece foram demitidos alguns, mas contratados outros tantos).
Mesmo porque, alguns dos cargos vagos com o afastamento de secretários e diretores, foram preenchidos em caráter interino. Ele poderá confirmar ou fazer novas mudanças.
Pelo menos por hora, não há nenhuma previsão do retorno das demais pessoas afastadas, como do chefe de gabinete Volnei Constante, bem como do Procurador do Município, Fabrício Reinhert, visto que, embora afastados pela mesmo motivo, a defesa de cada um deles ocorreu em separado.