
Será que os agentes de trânsito e futuros membros da Guarda Municipal estariam preparados para o uso de arma? Estarão preparados para utilizá-las, caso seja necessário? Será uma eterna dor-de-cabeça para a municipalidade, a quem, em última análise, vai responder pela Guarda.
Não é de hoje que se discute isso. Ainda quando o Sargento Pacheco estudava a implantação da Guarda já mencionava essa questão. E, nunca ninguém se dispôs a discutir o assunto a fundo.
Para serem guardas terão de prestar
novo concurso

Secretário de Segurança, Coronel Paulo Dellajustina eslarece que desde a Constituição de 88, está proibida a migração de função, portanto, para os agentes de Trânsito se transformarem em Guardas Municipais terão de prestar novo concurso.
Com relação ao uso de armas, também observa que os guardas terão de receber treinamento da Polícia Federal. Só ela poderá determinar quem pode ou não usar armas.
Lembra que no Paraná, por exemplo, existe Guarda Municipal há mais de 20 anos. Só em Curitiba, a unidade conta com mais de dois mil homens e faz uso de armas. SC é que está ainda atrasada com relação a isso. Elas existem em apenas cinco ou seis municípios.